Notícias

DRE-PJ recebe o 1º Congresso Técnico de Xadrez Individual e por Equipe de 2017

Um dos objetivos do programa é desenvolver o raciocínio lógico das alunas e alunos

Publicado em: 11/04/2017 15h50 | Atualizado em: 30/11/2020
DRE_PJ_recebe_1o_Congresso_Tecnico_Xadrez_Individual_Equipe_2017_740_x_430.jpg

No dia 7 de março, foi realizada no auditório da Diretoria Regional de Educação Pirituba / Jaraguá (DRE-PJ) a reunião de planejamento e organização para os jogos de tabuleiros de 2017. O encontro contou com a presença da Comissão Técnica dos jogos de tabuleiro e dos Professores Formadores. Foram divulgados os locais, datas e horários dos torneios e as regras para a realização desses eventos.

O representante da Coordenadoria de Jogos de Tabuleiro de SME (Secretária Municipal de Educação), Egnon Viana, iniciou agradecendo aos formadores por toda dedicação e esforço depositados nesse programa. Uma das novidades para este ano, ressaltou Egnon, é a formação de professores, a partir do 2º semestre, no Jogo Go (de origem asiática) e no Jogo da Onça.

“O objetivo de inserir a formação de professores nesses outros jogos é: ensinar as regras de cada um, trabalhar a cultura dos povos e sua história. O xadrez, como é conhecido hoje, é de origem europeia. O Mancala Awelé é o maior jogo de tabuleiro da África. O Jogo da Onça é de origem brasileira e o Jogo Go, de origem asiática”, contou Egnon.

Ainda de acordo com Egnon, o xadrez melhora o raciocínio lógico e a concentração daqueles que praticam, porém, não existe um estudo que comprove com dados estatísticos essa relação com o jogo. “Um dos objetivos desse programa é criar uma estrutura de pensamento nesses alunos”, observou.

Uma das responsáveis desse Programa na DRE-PJ, Jossihara C. Santos, reforçou a importância de se manter, valorizar e seguir a ética, as regras e os critérios estabelecidos neste programa.

Datas de inscrição
Torneio Xadrez por Equipe: inscrição das equipes até 27/04 (sem prorrogação)
Lista final de alunos participantes da equipe já inscrita: 03/05
As inscrições devem ser realizadas, encaminhando e-mail para os responsáveis pelo programa em formulário próprio enviado para a unidade escolar:
tepferreira@prefeitura.sp.gov.br
ruiaugusti@prefeitura.sp.gov.br

Torneio Xadrez Individual: inscrição das equipes até 28/08 (sem prorrogação)
As inscrições devem ser realizadas, encaminhando e-mail para os responsáveis pelo programa em formulário próprio enviado para a unidade escolar:
tepferreira@prefeitura.sp.gov.br
ruiaugusti@prefeitura.sp.gov.br

Data dos Jogos Regionais DRE Pirituba / Jaraguá:
Torneio Xadrez por Equipe: 18 e 19 de maio – CEU Jaguaré
Torneio Xadrez Individual: 21 e 22/09

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma kombi com várias gravura e inscrições e um casal a frente vestidos para apresentação cultura com chapéu, vestido e violão.
Quatro pessoas participam de uma atividade de alongamento em ambiente interno iluminado. Elas estão em pé, inclinando o corpo lateralmente com um dos braços elevados acima da cabeça. O grupo é composto por duas mulheres e dois homens, vestidos com roupas casuais. Ao fundo, há janelas grandes com persianas claras e móveis de escritório, sugerindo um ambiente corporativo.
Fotografia de um homem recebendo vacina no braço direito.

DRE Guaianases recebe equipe de Unidade Básica de Saúde para vacinação contra Influenza

Publicado em: 06/05/2026 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

«1 2 3 1.655