Notícias
DRE São Miguel realizou o encerramento dos encontros formativos da Educação Infantil
Evento aconteceu no CEU Vila Curuçá e contou com a participação de coordenadores pedagógicos, supervisores e equipe da DIPED - Educação Infantil
Publicado em: 08/11/2022 12h23 | Atualizado em: 07/03/2023
A Divisão Pedagógica (DIPED – Educação Infantil), da DRE São Miguel, realizou o encerramento dos encontros formativos gerais com o tema “Saberes e Fazeres da Gestão Pedagógica na Educação Infantil articulados ao Projeto Político Pedagógico”, no dia 3 de novembro, no auditório do CEU Vila Curuçá.
O evento foi a conclusão dos estudos coletivos realizados ao longo do ano com os Coordenadores Pedagógicos das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de proporcionar momentos reflexivos sobre as ações cotidianas que precisam estar visibilizadas no Projeto Político Pedagógico das escolas.
Estiveram presentes a Coordenadora do Projeto Experiências que Alimentam II do “Centro de Recuperação e Educação Nutricional” (CREN), situada em São Miguel, Elizabeth Feffermann, e a sua equipe que atua com formações sobre alimentação junto aos profissionais e familiares das Unidades participantes nesse projeto.
O acolhimento foi realizado pela equipe da Academia Estudantil de letras (AEL) Hilda Hilst, da EMEF Dom Paulo Rolim Loureiro, com o tema: Navio Negreiros.
A Coordenadora Pedagógica Maria Claudia, da EMEI Capitão Alberto Mendes Junior, foi a mestre de cerimônia representando os coordenadores pedagógicos e fazendo as articulações entre as temáticas apresentadas pelas gestoras das escolas. Veja, abaixo os relatos de práticas compartilhados:
CEI Itajuíbe
“Processos reflexivos transformando os olhares para as infâncias em nosso fazer pedagógico pedagógico”.
Coordenadora Pedagógica: Miriam de Jesus dos Santos
CEI Vereador Higino Pellegrini
“Costuras entre a Formação e a Prática: aproximações teóricas e práticas da equipe do CEI Ver. Higino Pellegrini”.
Coordenadora Pedagógica: Daniele R. Morandi
Assistente de Direção: Priscila M. Yamamoto
CEMEI São Miguel
“Coparticipação em ação: a construção do diálogo e de um PPP que atue como um fio condutor no alinhamento de práticas educativas frente ao desafio de um novo CEMEI”.
Coordenadora Pedagógica: Aline Guimarães
Diretora: Ísis Nascimento
EMEI Graciliano Ramos
“A historicização do PPP: em busca da marca indenitária de uma escola da infância”.
Coordenadora Pedagógica: Alessandra Barreto Passos
Supervisão Escolar – Frente Educação Infantil
“O papel da supervisão escolar no acompanhamento da gestão pedagógica de uma escola da infância”.
Supervisoras escolares: Daiane Nascimento, Fabiana Salturato e Joyce Lima.
Os relatos foram mediados pela diretora da equipe da DIPED, Alessandra Ribeiro Teixeira Franciscone. O evento foi organizado pelas formadoras da Diped Educação Infantil: “Ana Paula Dias”, Maria Aparecida de Souza Santos, Debora Cristina Bevilacqua Ollandin Neves e Roberta Pereira de Lima Diniz.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Curso de Autosserviço na Alimentação Escolar fortalece gestão e práticas pedagógicas
Secretaria Municipal de Educação
Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal realizam primeiro Dia da Família de 2026
Secretaria Municipal de Educação
SME abre vaga de STE para o Gabinete Integrado de Proteção Escolar (GIPE)
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Estudante de 89 anos de EJA transforma a sala de aula em espaço de superação
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Rede Municipal da capital paulista ganha novo CEU Padre Chicão em dia que marca à volta as aulas
Secretaria Municipal de Educação
Atualização do Currículo da Cidade: SME iniciará processo de consulta com os professores
Relacionadas
Curso de Autosserviço na Alimentação Escolar fortalece gestão e práticas pedagógicas
Publicado em: 06/02/2026 4h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal realizam primeiro Dia da Família de 2026
Publicado em: 06/02/2026 4h01 - em Secretaria Municipal de Educação
SME abre vaga de STE para o Gabinete Integrado de Proteção Escolar (GIPE)
Publicado em: 06/02/2026 12h48 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudante de 89 anos de EJA transforma a sala de aula em espaço de superação
Publicado em: 05/02/2026 10h20 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Rede Municipal da capital paulista ganha novo CEU Padre Chicão em dia que marca à volta as aulas
Publicado em: 04/02/2026 3h57 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro