Notícias

DRE São Miguel realiza mostra cultural sobre alimentação e desenvolvimento infantil

A ação contou com relato de práticas dos CEIs do território, além de bate-papo e mostra com exposição de práticas em Educação Alimentar e Nutricional 

Publicado em: 03/04/2023 15h29 | Atualizado em: 03/04/2023

Imagem de um grupo de pessoas no palco posando para a foto.  

A Diretoria Regional de Educação São Miguel realizou a mostra cultural do projeto “Experiências que Alimentam II” sobre como a alimentação impacta o desenvolvimento infantil. O evento proporcionou um momento de reflexão e compartilhamento de experiências sobre a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na vida de bebês e crianças que frequentam os Centros de Educação Infantil (CEIS) da Rede Municipal.

A iniciativa é realizada pelo Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN) em parceria com a Divisão Pedagógica de Educação Infantil, da DRE São Miguel, e aconteceu no auditório do CEU Vila Curuçá, dia 28 de março. 

A programação contou com relatos de práticas dos CEIs Odília Alves Almeida Santos, Professor Durval Miola e Encanto e Harmonia, além de exposição de práticas em Educação Alimentar e Nutricional desenvolvidas pelos 50 CEIs que participaram do projeto. 

Há destaque também para a participação da educadora e coordenadora do projeto Território do Brincar, Renata Meirelles, com reflexões sobre a importância do brincar como linguagem na infância; e da nutricionista do CREN, Camila Saraiva, com a temática da Educação Alimentar e Nutricional no contexto da educação infantil.

O projeto “Experiências que Alimentam II” tem como objetivo ampliar e difundir atividades de educação alimentar e nutricional nos CEIs. Além disso, pretende potencializar vivências de importantes aprendizagens  junto aos educadores, gestores, familiares, bebês e crianças a partir de encontros formativos para educadores, acompanhamento de famílias e desenvolvimento de materiais pedagógicos e de ambiente virtual. 

Educação Alimentar e Nutricional

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de ação e de prática que tem o potencial de promover a saúde e favorecer o desenvolvimento infantil, e pode proporcionar diversas aprendizagens no processo. 

Para que as ações de EAN tenham impacto na vida de bebês e crianças, é preciso que envolvam diferentes aspectos que fazem parte da alimentação e da vida, como cultura, celebração, imagem corporal, sustentabilidade, entre outros aspectos, bem como a qualidade dos alimentos.

Histórico

O projeto nasceu em 2020 com o objetivo de ampliar e difundir as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e promover a formação de educadores em 50 Centros de Educação Infantil (CEIs) em São Miguel Paulista que atendem aproximadamente 6 mil famílias. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
Uma professora senta em uma roda sorrindo com um grupo de bebês em uma sala de aula.

Resultados de provas objetivas para cargos de ATE e PEI são divulgados

Publicado em: 01/03/2024 4h56 - em Secretaria Municipal de Educação

foto de estudantes sentados em uma escada, vendo explicações sobre o combate à denque. Um adulto está fantasiado de mosquito

Saúde realiza Dia D contra a dengue nas escolas municipais nesta sexta (1º)

Publicado em: 01/03/2024 9h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra a visão aérea do CEMEI Professor Dalmo De Abreu Dallari.
Estante de livros.

SME divulga nome dos autores selecionados para Antologia de Contos e Antologia Poética 

Publicado em: 28/02/2024 1h32 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.428