Notícias

DRE São Miguel realiza mostra cultural sobre alimentação e desenvolvimento infantil

A ação contou com relato de práticas dos CEIs do território, além de bate-papo e mostra com exposição de práticas em Educação Alimentar e Nutricional 

Publicado em: 03/04/2023 15h29 | Atualizado em: 03/04/2023

Imagem de um grupo de pessoas no palco posando para a foto.  

A Diretoria Regional de Educação São Miguel realizou a mostra cultural do projeto “Experiências que Alimentam II” sobre como a alimentação impacta o desenvolvimento infantil. O evento proporcionou um momento de reflexão e compartilhamento de experiências sobre a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na vida de bebês e crianças que frequentam os Centros de Educação Infantil (CEIS) da Rede Municipal.

A iniciativa é realizada pelo Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN) em parceria com a Divisão Pedagógica de Educação Infantil, da DRE São Miguel, e aconteceu no auditório do CEU Vila Curuçá, dia 28 de março. 

A programação contou com relatos de práticas dos CEIs Odília Alves Almeida Santos, Professor Durval Miola e Encanto e Harmonia, além de exposição de práticas em Educação Alimentar e Nutricional desenvolvidas pelos 50 CEIs que participaram do projeto. 

Há destaque também para a participação da educadora e coordenadora do projeto Território do Brincar, Renata Meirelles, com reflexões sobre a importância do brincar como linguagem na infância; e da nutricionista do CREN, Camila Saraiva, com a temática da Educação Alimentar e Nutricional no contexto da educação infantil.

O projeto “Experiências que Alimentam II” tem como objetivo ampliar e difundir atividades de educação alimentar e nutricional nos CEIs. Além disso, pretende potencializar vivências de importantes aprendizagens  junto aos educadores, gestores, familiares, bebês e crianças a partir de encontros formativos para educadores, acompanhamento de famílias e desenvolvimento de materiais pedagógicos e de ambiente virtual. 

Educação Alimentar e Nutricional

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um campo de ação e de prática que tem o potencial de promover a saúde e favorecer o desenvolvimento infantil, e pode proporcionar diversas aprendizagens no processo. 

Para que as ações de EAN tenham impacto na vida de bebês e crianças, é preciso que envolvam diferentes aspectos que fazem parte da alimentação e da vida, como cultura, celebração, imagem corporal, sustentabilidade, entre outros aspectos, bem como a qualidade dos alimentos.

Histórico

O projeto nasceu em 2020 com o objetivo de ampliar e difundir as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e promover a formação de educadores em 50 Centros de Educação Infantil (CEIs) em São Miguel Paulista que atendem aproximadamente 6 mil famílias. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440