Notícias

DRE Santo Amaro realiza primeiros encontros do GT de Mediação de Conflitos

Grupo de trabalho procura trazer experiências para enriquecer trabalho das equipes gestoras das Unidades

Publicado em: 26/05/2017 14h29 | Atualizado em: 30/11/2020

DRE_Santo_Amaro_realiza_primeiros_encontros_GT_Mediacao_Conflitos_740_x_430.jpg

Iniciando uma nova temporada de trabalhos, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro realizou nos últimos dias 31 e março e 27 de abril, os primeiros encontros do Grupo de Trabalho de Mediação de Conflitos. O objetivo dos debates é que as equipes gestoras das Unidades Escolares tenham um espaço para discutir a temática e compartilhar relatos e experiências sobre os impactos das más relações dentro do contexto escolar.

No dia 31 de março, o auditório da DRE foi o palco do encontro, que contou com a presença do Diretor Regional, o professor Carlos Antonio Vieira; a diretora da Divisão dos Centros Educacionais e da Educação Integral (DICEU), Katia Maria Vergne Vicente; a diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Eliana Correia Lopes; a coordenadora do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA), Ana Claudia de Paula Correia; Mariângela Alves Feitoza, também do NAAPA; Maria Eliane de Souza, do DIPED e os supervisores escolares Nivea Lopes, Lenira Almeida e José Luis Feijó.

Participaram também as equipes gestoras das Unidades que compõe a rede, Centros de Educação Infantil (CEI), Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) e Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM).

Após a abertura com a dinâmica de sensibilização “Parcialmente nublado”, feita pelo psicólogo Claudio Alexandre, da equipe do NAAPA, os doutores Marcelo Demarzo e Valéria Plizzi, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), apresentaram o programa “Mente aberta”, que incentiva o autocuidado e promove a atenção com a saúde. Em seguida, os Supervisores Técnicos de Saúde Maria Luiza de Almeida, Elizabeth Akemi e Ney Alvares apresentaram os programas de Saúde e falaram sobre a rede de proteção, que abrange o Programa Saúde na Escola (PSE), o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), o Núcleo de Proteção a Violência (NPV), TEIAs e a Rede CRIAD.

Segundo encontro – No dia 27 de abril, o palco da segunda reunião do GT de Mediação de Conflitos foi a EMEF Bernardo O’Higgins, prestigiada novamente pelas equipes dos setores da DRE e equipes gestoras das Unidades Escolares. Após a sensibilização inicial, o professor Sérgio Alves de Souza, do DICEU, dialogou com os presentes sobre a Portaria 2974, que fala sobre a implantação das Comissões de Mediação de Conflitos. Após isto, as assistentes sociais Cleide Pinheiro e Cinthia Carvalho, do Serviço de Proteção à Vítima de Violência (SPVV), dissertaram sobre os tipos de violência e bullying.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Logotipo do Parlamento Jovem

Estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental podem se inscrever para o Parlamento Jovem 2022

Publicado em: 20/05/2022 1h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante da Educação de Jovens e Adultos. Ela possui cabelos grisalhos, usa óculos e máscara de proteção individual. Ela está sentada atrás da sua carteira escolar e sobre a mesa tem seu material escolar.

Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos

Publicado em: 20/05/2022 8h00 - em Educação de Jovens e Adultos

Fotografia de uma réplica de uma pirâmide, mostrando um cartaz e um quadro.
Imagem aérea da empena de um Grafite com 128 metros quadrados no CEU Heliopolis

CEU Heliópolis ganha grafite de 128 m² que muda paisagem do bairro

Publicado em: 19/05/2022 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte com a capa do documentário ‘Educação Presente para o Futuro’.
1 2 3 1.239