Notícias

DRE Santo Amaro realiza primeiros encontros do GT de Mediação de Conflitos

Grupo de trabalho procura trazer experiências para enriquecer trabalho das equipes gestoras das Unidades

Publicado em: 26/05/2017 14h29 | Atualizado em: 30/11/2020

DRE_Santo_Amaro_realiza_primeiros_encontros_GT_Mediacao_Conflitos_740_x_430.jpg

Iniciando uma nova temporada de trabalhos, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro realizou nos últimos dias 31 e março e 27 de abril, os primeiros encontros do Grupo de Trabalho de Mediação de Conflitos. O objetivo dos debates é que as equipes gestoras das Unidades Escolares tenham um espaço para discutir a temática e compartilhar relatos e experiências sobre os impactos das más relações dentro do contexto escolar.

No dia 31 de março, o auditório da DRE foi o palco do encontro, que contou com a presença do Diretor Regional, o professor Carlos Antonio Vieira; a diretora da Divisão dos Centros Educacionais e da Educação Integral (DICEU), Katia Maria Vergne Vicente; a diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Eliana Correia Lopes; a coordenadora do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA), Ana Claudia de Paula Correia; Mariângela Alves Feitoza, também do NAAPA; Maria Eliane de Souza, do DIPED e os supervisores escolares Nivea Lopes, Lenira Almeida e José Luis Feijó.

Participaram também as equipes gestoras das Unidades que compõe a rede, Centros de Educação Infantil (CEI), Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) e Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM).

Após a abertura com a dinâmica de sensibilização “Parcialmente nublado”, feita pelo psicólogo Claudio Alexandre, da equipe do NAAPA, os doutores Marcelo Demarzo e Valéria Plizzi, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), apresentaram o programa “Mente aberta”, que incentiva o autocuidado e promove a atenção com a saúde. Em seguida, os Supervisores Técnicos de Saúde Maria Luiza de Almeida, Elizabeth Akemi e Ney Alvares apresentaram os programas de Saúde e falaram sobre a rede de proteção, que abrange o Programa Saúde na Escola (PSE), o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), o Núcleo de Proteção a Violência (NPV), TEIAs e a Rede CRIAD.

Segundo encontro – No dia 27 de abril, o palco da segunda reunião do GT de Mediação de Conflitos foi a EMEF Bernardo O’Higgins, prestigiada novamente pelas equipes dos setores da DRE e equipes gestoras das Unidades Escolares. Após a sensibilização inicial, o professor Sérgio Alves de Souza, do DICEU, dialogou com os presentes sobre a Portaria 2974, que fala sobre a implantação das Comissões de Mediação de Conflitos. Após isto, as assistentes sociais Cleide Pinheiro e Cinthia Carvalho, do Serviço de Proteção à Vítima de Violência (SPVV), dissertaram sobre os tipos de violência e bullying.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440