Notícias

DRE Santo Amaro promove Encontro com Equipes Gestoras

Reunião teve como objetivo apresentar aos gestores as diretrizes e propostas para o ano de 2017.

Publicado em: 07/02/2017 10h37 | Atualizado em: 30/11/2020

equipes_gestoras_noticia_740_x_430.jpg

A Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro realizou, nos dias 26 e 27 de janeiro, o Encontro com as Equipes Gestoras das Unidades Escolares. A reunião teve como propósito tratar da organização e do planejamento para o ano de 2017, além de apresentar para os Coordenadores Pedagógicos, Diretores e Assistentes de Diretores as propostas passadas pela nova gestão da Secretaria Municipal de Educação (SME).

O Diretor Regional da DRE Santo Amaro, Carlos Antônio Vieira, juntamente com as equipes da Supervisão Técnica, da Supervisão Escolar e da Divisão Pedagógica (DIPED), realizou várias sessões de estudos e discussões no sentido de elaborar pauta e organizar toda logística/infraestrutura para a realização das reuniões iniciais com as Equipes Gestoras das Unidades Educacionais.

No primeiro dia de encontro, as atividades foram realizadas no anfiteatro do Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga. A mesa de abertura contou com a presença do Diretor Regional, Carlos Antônio Vieira; a Diretora da Divisão Pedagógica (DIPED) Eliana Correia Lopes; a Diretora da Divisão de Administração e Finanças (DIAF), Sandra Aparecida Silva Dutra; a Diretora da Divisão dos Centros Educacionais Unificados e Educação Integral (DICEU), Kátia Maria Vergne Vicente, além da Supervisora Técnica, Hilda Martins Ferreira Piaulino, todos integrantes da nova gestão da DRE Santo Amaro.

A primeira a falar foi a Diretora do DIPED, Eliana Correia Lopes, que deu as boas vindas às Equipes Gestoras. Encaminhando as pautas do dia, Eliana realizou a leitura do texto “Sou feita de retalhos”, de Cora Coralina, e abriu espaço para a apresentação da escritora e contadora de histórias Andrea Souza. “Andrea usou toda a sua experiência para encantar a plateia com histórias de Sherazade e fez um link com a importância da persistência, criatividade, coragem e força dos educadores”, comentou Eliana.

Em seguida, o Diretor Regional Carlos Antônio Vieira agradeceu a receptividade da gestão anterior da DRE no processo de transição, presenteando a ex-Diretora Regional de Educação, Sônia Aparecida Marcon de Barros, com flores. Ele também se apresentou aos gestores, falando de seu percurso profissional e do compromisso com a Educação e com o novo cargo.

Garantia das aprendizagens e equidade – Além disso, o Diretor Regional destacou a importância da garantia das aprendizagens para os bebês, crianças, jovens e adultos. Ele também apresentou a nova proposta de trabalho de SME para as Unidades Educacionais, destacando a importância do trabalho de todos em prol das aprendizagens dos alunos com foco nos três eixos norteadores do trabalho: currículo, acompanhamento das aprendizagens e formação.

Carlos Vieira também falou sobre a equidade e a necessidade de um olhar especial para escolas vulneráveis, além de ações necessárias visando a retomada e o redimensionamento do Projeto Político Pedagógico (PPP) das Unidades. Por fim, entre outros pontos, o Diretor Regional destacou os avanços no IDEB, a revisão dos conteúdos, as avaliações diagnóstica e externa e o planejamento para o ano.

Também foi realizada uma mesa redonda mediada pela Supervisora Escolar Hilda Martins Ferreira Piaulino com o tema “Projeto Político Pedagógico (PPP): a construção da equidade”. A discussão contou com a participação da Professora Dra. Luciane da Silva Prado, que integrará a equipe da DIPED, da psicóloga Tatiana Cristina Pereira, do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA) da DRE Santo Amaro, além da Professora e Doutoranda convidada Aparecida das Graças Geraldo. As componentes da mesa falaram sobre seus trabalhos em áreas como Inclusão, Educação Especial, Mediação de Conflitos e a Educação para as Relações Étnico-Raciais.

A musicista e cantora Yara Barros encerrou os trabalhos do primeiro dia com uma apresentação cultural que homenageou o trabalho dos educadores. “Nesse dia, o clima dos trabalhos foi tranquilo e houve um acolhimento positivo dos Gestores à pauta proposta que buscou, também, anunciar o trabalho da nova Gestão”, conta a diretora da DIPED, Eliana Correia Lopes.

Aprofundamento de estudos – No dia 27, as atividades aconteceram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos de Andrade Rizzini. Os supervisores responsáveis por cada Unidade Educacional e representantes da DIPED se reuniram com suas Equipes Gestoras nas salas da EMEF para aprofundar estudos, considerando a nova proposta da SME e as questões trazidas na apresentação do Diretor Regional, além de discutir assuntos como o PPP, o Projeto Especial de Ação (PEA) e o calendário de atividades para o ano de 2017. “As reuniões realizadas foram avaliadas positivamente, entendendo a responsabilidade e os desafios que o trabalho reserva a todos”, comemorou a Diretora da DIPED.

Confira a galeria de fotos do encontro.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
1 2 3 1.211