Notícias

DRE Santo Amaro promove Encontro com Equipes Gestoras

Reunião teve como objetivo apresentar aos gestores as diretrizes e propostas para o ano de 2017.

Publicado em: 07/02/2017 10h37 | Atualizado em: 30/11/2020

equipes_gestoras_noticia_740_x_430.jpg

A Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro realizou, nos dias 26 e 27 de janeiro, o Encontro com as Equipes Gestoras das Unidades Escolares. A reunião teve como propósito tratar da organização e do planejamento para o ano de 2017, além de apresentar para os Coordenadores Pedagógicos, Diretores e Assistentes de Diretores as propostas passadas pela nova gestão da Secretaria Municipal de Educação (SME).

O Diretor Regional da DRE Santo Amaro, Carlos Antônio Vieira, juntamente com as equipes da Supervisão Técnica, da Supervisão Escolar e da Divisão Pedagógica (DIPED), realizou várias sessões de estudos e discussões no sentido de elaborar pauta e organizar toda logística/infraestrutura para a realização das reuniões iniciais com as Equipes Gestoras das Unidades Educacionais.

No primeiro dia de encontro, as atividades foram realizadas no anfiteatro do Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga. A mesa de abertura contou com a presença do Diretor Regional, Carlos Antônio Vieira; a Diretora da Divisão Pedagógica (DIPED) Eliana Correia Lopes; a Diretora da Divisão de Administração e Finanças (DIAF), Sandra Aparecida Silva Dutra; a Diretora da Divisão dos Centros Educacionais Unificados e Educação Integral (DICEU), Kátia Maria Vergne Vicente, além da Supervisora Técnica, Hilda Martins Ferreira Piaulino, todos integrantes da nova gestão da DRE Santo Amaro.

A primeira a falar foi a Diretora do DIPED, Eliana Correia Lopes, que deu as boas vindas às Equipes Gestoras. Encaminhando as pautas do dia, Eliana realizou a leitura do texto “Sou feita de retalhos”, de Cora Coralina, e abriu espaço para a apresentação da escritora e contadora de histórias Andrea Souza. “Andrea usou toda a sua experiência para encantar a plateia com histórias de Sherazade e fez um link com a importância da persistência, criatividade, coragem e força dos educadores”, comentou Eliana.

Em seguida, o Diretor Regional Carlos Antônio Vieira agradeceu a receptividade da gestão anterior da DRE no processo de transição, presenteando a ex-Diretora Regional de Educação, Sônia Aparecida Marcon de Barros, com flores. Ele também se apresentou aos gestores, falando de seu percurso profissional e do compromisso com a Educação e com o novo cargo.

Garantia das aprendizagens e equidade – Além disso, o Diretor Regional destacou a importância da garantia das aprendizagens para os bebês, crianças, jovens e adultos. Ele também apresentou a nova proposta de trabalho de SME para as Unidades Educacionais, destacando a importância do trabalho de todos em prol das aprendizagens dos alunos com foco nos três eixos norteadores do trabalho: currículo, acompanhamento das aprendizagens e formação.

Carlos Vieira também falou sobre a equidade e a necessidade de um olhar especial para escolas vulneráveis, além de ações necessárias visando a retomada e o redimensionamento do Projeto Político Pedagógico (PPP) das Unidades. Por fim, entre outros pontos, o Diretor Regional destacou os avanços no IDEB, a revisão dos conteúdos, as avaliações diagnóstica e externa e o planejamento para o ano.

Também foi realizada uma mesa redonda mediada pela Supervisora Escolar Hilda Martins Ferreira Piaulino com o tema “Projeto Político Pedagógico (PPP): a construção da equidade”. A discussão contou com a participação da Professora Dra. Luciane da Silva Prado, que integrará a equipe da DIPED, da psicóloga Tatiana Cristina Pereira, do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA) da DRE Santo Amaro, além da Professora e Doutoranda convidada Aparecida das Graças Geraldo. As componentes da mesa falaram sobre seus trabalhos em áreas como Inclusão, Educação Especial, Mediação de Conflitos e a Educação para as Relações Étnico-Raciais.

A musicista e cantora Yara Barros encerrou os trabalhos do primeiro dia com uma apresentação cultural que homenageou o trabalho dos educadores. “Nesse dia, o clima dos trabalhos foi tranquilo e houve um acolhimento positivo dos Gestores à pauta proposta que buscou, também, anunciar o trabalho da nova Gestão”, conta a diretora da DIPED, Eliana Correia Lopes.

Aprofundamento de estudos – No dia 27, as atividades aconteceram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos de Andrade Rizzini. Os supervisores responsáveis por cada Unidade Educacional e representantes da DIPED se reuniram com suas Equipes Gestoras nas salas da EMEF para aprofundar estudos, considerando a nova proposta da SME e as questões trazidas na apresentação do Diretor Regional, além de discutir assuntos como o PPP, o Projeto Especial de Ação (PEA) e o calendário de atividades para o ano de 2017. “As reuniões realizadas foram avaliadas positivamente, entendendo a responsabilidade e os desafios que o trabalho reserva a todos”, comemorou a Diretora da DIPED.

Confira a galeria de fotos do encontro.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210