Notícias

DRE Santo Amaro conclui encontros do Grupo de Trabalho de Mediação de Conflitos

Iniciativa foi realizada após manifestação dos gestores sobre problemas de conflitos existentes nas Unidades.

Publicado em: 30/03/2017 16h26 | Atualizado em: 30/11/2020

DRE_Santo_Amaro_conclui_encontros_Grupo_Trabalho_Mediacao_Conflitos_740_x_430.jpg

No final do ciclo de 2016, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro realizou o último dos quinze encontros realizados entre 2015 e 2016 e que formaram o trabalho do Grupo de Trabalho (GT) de Mediação de Conflitos. A iniciativa foi organizada pela Divisão Pedagógica (DIPED), Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) e Supervisores Escolares das Unidades que compõem a rede da DRE Santo Amaro.

Segundo Tatiana Cristina Pereira, psicóloga do NAAPA, e Hilda Martins Ferreira Piaulino, supervisora escolar, em relatório, o objetivo do Grupo de Trabalho era assegurar um espaço para troca de práticas e relatos de experiências sobre a temática da mediação de conflitos, buscando caminhos para minimizar os impactos das más relações dentro do contexto escolar.

As integrantes da equipe da DRE Santo Amaro também destacaram, em relatório, a importância do trabalho em grupo. “É uma reflexão conjunta na busca de caminhos possíveis e do entendimento dos problemas e conflitos cotidianos existentes nas escolas, já que não se tem uma resposta única para questões tão complexas”, comentam.

Para discutir a temática, foram marcados encontros mensais. No primeiro encontro, dividido em três polos regionais dentro da área compreendida pela DRE, foi a vez dos Gestores exporem seus anseios e dúvidas, além de analisar e aprovar a ideia do espaço para troca de práticas e relatos. “A disponibilidade, o envolvimento e a generosidade com que os gestores acolheram a possibilidade do Grupo de Trabalho foi um diferencial considerado importante e que alavancou os demais encontros”, observam a psicóloga e a supervisora.

Os primeiros encontros tiveram como foco a escuta dos gestores, por meio de questionamentos pertinentes ao contexto escolar. Após isso, os gestores relataram os tipos de conflitos que mais vivenciam no âmbito escolar, desde a divergência de opiniões, bullying até problemas com redes sociais, vandalismo e agressões físicas, verbais e psicológicas. A partir do quarto encontro, foram apresentadas a tabulação dos tipos de conflitos e observou-se que eles são semelhantes entre as escolas, mas únicos quando levados em conta o território, a cultura e as relações com a comunidade.

Segundo Tatiana e Hilda, o resultado do Grupo de Trabalho de Mediação de Conflitos permitiu uma mudança de paradigma e um maior investimento na mediação de conflitos por parte dos Gestores das Unidades, junto com a equipe da DRE Santo Amaro, e definiu como premissa: “conflitos não mediados geram violência”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Quadra Emei Manoel Preto (1)

Prefeitura de SP entrega mais duas coberturas de quadras poliesportivas em escolas da Rede Municipal

Publicado em: 16/12/2022 3h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra um palco com uma pessoa fazendo Libras e um telão onde se lê

SME lança Revista Acadêmica com artigos de alunos da UniCEU

Publicado em: 16/12/2022 12h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte com 6 linhas horizontais nas cores preta, amarela e vermelha, que representam a bandeira da Uganda. Nas quatro extremidades, há quadros com fotos de estudantes. No centro da imagem, unindo os quadros, há um círculo branco com o desenho da ave grou-coroado.

Turma de EMEF apadrinha criança da Uganda

Publicado em: 15/12/2022 4h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudante com um galho em cima de uma fogueira.

Crianças da EMEI Monteiro Lobato concluem Educação Infantil com rito de passagem

Publicado em: 14/12/2022 3h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de crianças pequenas mexendo na horta

CEI Maria Auxiliadora da Silva e as experiências na natureza

Publicado em: 14/12/2022 1h20 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

1 158 159 160 161 162 1.465