Notícias

DRE Penha realiza seminário em comemoração aos 15 anos dos CEIs

Evento contou com a presença de representantes de todas as CEIs da Diretoria Regional

Publicado em: 24/08/2017 17h05 | Atualizado em: 30/11/2020

DRE_Penha_realiza_seminario_comemoracao_15_anos_CEIs_740_x_430.jpg

No dia 17 de agosto, ocorreu no Centro Educacional Unificado (CEU) Quinta do Sol um seminário em comemoração aos quinze anos da inclusão dos Centros de Integração Infantil à Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, o “Educacei”. O evento reuniu representantes das unidades de educação infantil pertencentes à Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha.

Os convidados foram recepcionados no CEU, primeiramente, com uma exposição de projetos de todas as CEIs, composta por painéis com fotos de alunos, professores em atividade e relatos sobre as histórias de cada um deles. Após o café da manhã, a professora convidada, Maria de Jesus, entoou cantigas com os professores e os acompanhou até o teatro para dar início ao seminário.

O Seminário teve início com a fala da Diretora Regional de Educação, Luci Batista Costa Soares de Miranda, que deu boas-vindas a todos e introduziu o tema. “Neste período de quinze anos, muitas pessoas contribuíram e se preocuparam, não só com o acolhimento e cuidado, mas também com a garantia do direito à brincadeira e ao desenvolvimento dos bebês e crianças. Muita gente trabalhou, estudou e pesquisou para proporcionar um trabalho de qualidade a essas faixas etárias. Então, a proposta desse seminário é ser um encontro de reflexão e também um encontro para comemorarmos esse trabalho grandioso que vem sendo realizado por todos nós”, declarou Diretora Luci.

Em seguida, representando a Secretaria Municipal de Educação, o coordenador pedagógico Cristiano Rogério Alcantara explicou e contextualizou, de forma breve, como se deu a transição dos CEIs da Secretaria de Assistência Social (SAS) para a SME.

Na sequência, foi exibido um vídeo com depoimentos de algumas figuras importantes da trajetória histórica dos CEIs na gestão da SME, que depois foram convidadas a subir ao palco. A Diretora aposentada, Eliete Moreno, as Diretoras, Valéria Garé Pissarro e Tania Cirillo de Almeida, as Professoras Izabel Cristina Ramos Martinez, Sonia Penha Simões Couto, Edivanda Francisca Cunha Alvares , a Coordenadora pedagógica, Adriana Sperati, as Supervisoras Eliane Seraphin Abrantes, Shirley Cotrim Caetano, a Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Noeli de Souza Moreira, as Agentes de apoio, Elizabete Valero e Luzia Silva de Almeida e a Servidora que atuava na área de convênio na época da transição, Maria da Piedade Flórido Silva de Souza, para uma homenagem.

Para finalizar o seminário, a Doutora e professora associada da Universidade de São Paulo (USP), Zilma Ramos de Oliveira, apresentou a palestra “Resignificação de concepções e práticas da Educação Infantil: o legado da transição”, onde foram expostos importantes pontos acerca da educação infantil, a mudança que ela sofreu no decorrer desses quinze anos e de que forma isso afetou a realidade dos profissionais das CEIs, bem como a realidade das crianças.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra uma mão infantil sendo auxiliada pela mão de um adulto

Bolsas de estágio têm aumento de 30% e SME possui 4 mil vagas para contratação

Publicado em: 12/01/2022 2h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211