Notícias

DRE Penha promove Seminário para o fortalecimento de ações democráticas na perspectiva da Educação Inclusiva

Evento realizado na quinta, 7 de junho, no CEU Quinta do Sol

Publicado em: 15/06/2018 17h54 | Atualizado em: 30/11/2020

educ_incl_consolid_direitos_740x430.jpg
Coral e Banda do CIEJA Ermelino Matarazzo

Na quinta-feira, 7 de junho, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha promoveu no Centro Educacional Unificado (CEU) Quinta do Sol o Seminário “Educação Inclusiva: consolidando direitos”, reunindo gestores das Unidades de Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Em tempos de implementação do Currículo do Ensino Fundamental e atualização do Currículo da Educação Infantil da Cidade de São Paulo, a ação formativa foi realizada com o objetivo de dar visibilidade às reflexões e temáticas que fazem parte dos currículos e que precisam estar presentes na ação pedagógica, além de promover a consolidação dos direitos de aprendizagem e da garantia da integralidade do sujeito, tendo como premissa o fortalecimento das políticas voltadas à equidade e à educação inclusiva.

O Seminário foi aberto pela Diretora Regional de Educação da DRE Penha, Luci Batista Costa Soares de Miranda, que destacou a ampliação do conceito de Educação Inclusiva e o papel imprescindível que a escola possui no contexto social.

Composto por palestras (Compartilhando Saberes) e relatos de práticas, o Seminário contou com a participação da Sr.ª Silvana Lucena dos Santos Drago – Diretora da DIEE/SME, do Sr. Lauro Cornélio da Rocha – Coordenador Pedagógico da EMEI Quintino Bocaiúva e do Sr. Hamilton Harley de Carvalho Silva – Pesquisador da Universidade de São Paulo.

educ_incl_consolid_direitos_2_740x430.jpg

As temáticas desenvolvidas trouxeram reflexões sobre o Currículo da Cidade de São Paulo e a Educação Inclusiva; Currículo, Relações Raciais e Educação Infantil e O efeito de lugar na perspectiva da Escola Inclusiva. A diretora da Divisão Pedagógica (DIPED) da DRE Penha, Eliana Benedetti, salientou a importância da contribuição desses profissionais para o aprimoramento do trabalho de todos os participantes.

Os relatos de práticas (Compartilhando Fazeres) foram introduzidos pelo Diretor da Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU) da DRE Penha, Fábio Luiz Villani, e realizados pelos profissionais da DRE Penha: Professora Adriana Fernandes da Silva, Diretor José Mario Oliveira Britto e os Coordenadores Pedagógicos Talita Paula Ramos Sousa, Carlos Eduardo Fernandes Jr. e Marisa Leite da Fonseca Mendes Vaz. Os relatos apresentaram caminhos trilhados pelas Unidades Educacionais na perspectiva da garantia do direito à educação pública de qualidade para todos, destacando o valor da diversidade como princípio da ação educativa.

educ_incl_consolid_direitos_3_740x430.jpg

O evento também foi contemplado com apresentações culturais: acolhimento musical com a Coordenadora Pedagógica do CEI Hadassa Cássia Passos e o pianista César Passos; Coral e Banda apresentados pelos alunos do CIEJA Ermelino Matarazzo, coordenado pela professora Tânia Regina Gamba e encenação teatral “Dandaras e Marias” – uma história de luta”, realizada pelos alunos da AEL da EMEF Humberto de Campos, sob a orientação das Professoras Erica Marques e Renata Fico.

educ_incl_consolid_direitos_4_740x430.jpg
Alunos da AEL João Cabral de Melo Neto – EMEF Humberto de Campos

Todas as ações foram realizadas com objetivo de promover a consolidação dos direitos de aprendizagem e da garantia da integralidade do sujeito, tendo como premissa o fortalecimento das políticas voltadas à equidade e à educação inclusiva.

educ_incl_consolid_direitos_5_740x430.jpg

Veja mais fotos clicando aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.440