DRE Penha promove Seminário para o fortalecimento de ações democráticas na perspectiva da Educação Inclusiva

Evento realizado na quinta, 7 de junho, no CEU Quinta do Sol

Publicado em: 15/06/2018 17h54 | Atualizado em: 30/11/2020

educ_incl_consolid_direitos_740x430.jpg
Coral e Banda do CIEJA Ermelino Matarazzo

Na quinta-feira, 7 de junho, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha promoveu no Centro Educacional Unificado (CEU) Quinta do Sol o Seminário “Educação Inclusiva: consolidando direitos”, reunindo gestores das Unidades de Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Em tempos de implementação do Currículo do Ensino Fundamental e atualização do Currículo da Educação Infantil da Cidade de São Paulo, a ação formativa foi realizada com o objetivo de dar visibilidade às reflexões e temáticas que fazem parte dos currículos e que precisam estar presentes na ação pedagógica, além de promover a consolidação dos direitos de aprendizagem e da garantia da integralidade do sujeito, tendo como premissa o fortalecimento das políticas voltadas à equidade e à educação inclusiva.

O Seminário foi aberto pela Diretora Regional de Educação da DRE Penha, Luci Batista Costa Soares de Miranda, que destacou a ampliação do conceito de Educação Inclusiva e o papel imprescindível que a escola possui no contexto social.

Composto por palestras (Compartilhando Saberes) e relatos de práticas, o Seminário contou com a participação da Sr.ª Silvana Lucena dos Santos Drago – Diretora da DIEE/SME, do Sr. Lauro Cornélio da Rocha – Coordenador Pedagógico da EMEI Quintino Bocaiúva e do Sr. Hamilton Harley de Carvalho Silva – Pesquisador da Universidade de São Paulo.

educ_incl_consolid_direitos_2_740x430.jpg

As temáticas desenvolvidas trouxeram reflexões sobre o Currículo da Cidade de São Paulo e a Educação Inclusiva; Currículo, Relações Raciais e Educação Infantil e O efeito de lugar na perspectiva da Escola Inclusiva. A diretora da Divisão Pedagógica (DIPED) da DRE Penha, Eliana Benedetti, salientou a importância da contribuição desses profissionais para o aprimoramento do trabalho de todos os participantes.

Os relatos de práticas (Compartilhando Fazeres) foram introduzidos pelo Diretor da Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU) da DRE Penha, Fábio Luiz Villani, e realizados pelos profissionais da DRE Penha: Professora Adriana Fernandes da Silva, Diretor José Mario Oliveira Britto e os Coordenadores Pedagógicos Talita Paula Ramos Sousa, Carlos Eduardo Fernandes Jr. e Marisa Leite da Fonseca Mendes Vaz. Os relatos apresentaram caminhos trilhados pelas Unidades Educacionais na perspectiva da garantia do direito à educação pública de qualidade para todos, destacando o valor da diversidade como princípio da ação educativa.

educ_incl_consolid_direitos_3_740x430.jpg

O evento também foi contemplado com apresentações culturais: acolhimento musical com a Coordenadora Pedagógica do CEI Hadassa Cássia Passos e o pianista César Passos; Coral e Banda apresentados pelos alunos do CIEJA Ermelino Matarazzo, coordenado pela professora Tânia Regina Gamba e encenação teatral “Dandaras e Marias” – uma história de luta”, realizada pelos alunos da AEL da EMEF Humberto de Campos, sob a orientação das Professoras Erica Marques e Renata Fico.

educ_incl_consolid_direitos_4_740x430.jpg
Alunos da AEL João Cabral de Melo Neto – EMEF Humberto de Campos

Todas as ações foram realizadas com objetivo de promover a consolidação dos direitos de aprendizagem e da garantia da integralidade do sujeito, tendo como premissa o fortalecimento das políticas voltadas à equidade e à educação inclusiva.

educ_incl_consolid_direitos_5_740x430.jpg

Veja mais fotos clicando aqui