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DRE Penha lança a 1° edição da Revista Migrante

A 1° edição da “Revista Migrante” reúne o trabalho de 9 escolas do território da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha

Publicado em: 25/07/2025 8h57 | Atualizado em: 25/07/2025
Revista Destaca As Ações De Acolhimento Dos Estudantes Migrantes Do Território

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, lançou nesta quinta-feira (23), a 1° edição da “Revista Migrante”, com relatos de práticas pedagógicas voltadas para o acolhimento de estudantes migrantes nas escolas do território. 

O território da DRE se destaca por representar a Diretoria Regional de Educação com maior número de estudantes migrantes. Em toda a Rede Municipal, são mais de 11 mil estudantes migrantes e mais de 100 nacionalidades, dos quais mais de 4 mil fazem parte da DRE Penha. 

A presença de uma comunidade diversa e plural foi uma motivação para a DRE organizar um núcleo específico para dialogar e trocar experiências. O Grupo de Trabalho – Povos Migrantes (GT), é formado por educadores de CEIs, EMEIs e EMEFs que atendem estudantes migrantes, sob a coordenação da equipe do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER) da da Divisão Pedagógica (DIPED) da própria DRE. A Revista, por sua vez, reuniu artigos realizados por membros do grupo de 9 escolas municipais da DRE. 

Os artigos surgiram a partir de um processo coletivo e colaborativo, conduzido durante os encontros do Grupo de Trabalho. As reuniões foram espaços de troca e construção conjunta entre as unidades educacionais participantes. Muitas reflexões foram respondidas pelas próprias unidades, que compartilharam ações inspiradas pelos debates e trocas realizadas no grupo.  

Um dos trabalhos foi realizado na EMEI Professor Paulo Freire, localizada no CEU Tiquatira, onde as educadoras organizaram o Conselho Mirim, no qual cada pequeno tem um espaço próprio para escuta. Dentro deste contexto, surgiu a ideia do “Intérprete Mirim”, onde um estudante falante de português e espanhol auxiliou na comunicação entre crianças falantes de espanhol e a comunidade escolar.  

Para conferir o trabalho completo, ou acessar as demais produções, leia a revista completa aqui.  

Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER) 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) possui o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), com base nos princípios de Equidade, Educação Inclusiva e Educação Integral, que tem como objetivo central fomentar e promover práticas antirracistas, inclusivas e acolhedoras a todas e todos. 

As iniciativas da revista seguem as propostas do Currículo da Cidade com o documento “Orientações Pedagógicas: Povos Migrantes’’. O título apresenta diversas reflexões sobre os fluxos migratórios contemporâneos, a presença migrante na cidade de São Paulo e nas Unidades Educacionais. 

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