Notícias
DRE Penha lança a 1° edição da Revista Migrante
A 1° edição da “Revista Migrante” reúne o trabalho de 9 escolas do território da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha
Publicado em: 25/07/2025 8h57 | Atualizado em: 29/07/2025
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, lançou nesta quinta-feira (23), a 1° edição da “Revista Migrante”, com relatos de práticas pedagógicas voltadas para o acolhimento de estudantes migrantes nas escolas do território.
O território da DRE se destaca por representar a Diretoria Regional de Educação com maior número de estudantes migrantes. Em toda a Rede Municipal, são mais de 11 mil estudantes migrantes e mais de 100 nacionalidades, dos quais mais de 4 mil fazem parte da DRE Penha.
A presença de uma comunidade diversa e plural foi uma motivação para a DRE organizar um núcleo específico para dialogar e trocar experiências. O Grupo de Trabalho – Povos Migrantes (GT), é formado por educadores de CEIs, EMEIs e EMEFs que atendem estudantes migrantes, sob a coordenação da equipe do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER) da da Divisão Pedagógica (DIPED) da própria DRE. A Revista, por sua vez, reuniu artigos realizados por membros do grupo de 9 escolas municipais da DRE.
Os artigos surgiram a partir de um processo coletivo e colaborativo, conduzido durante os encontros do Grupo de Trabalho. As reuniões foram espaços de troca e construção conjunta entre as unidades educacionais participantes. Muitas reflexões foram respondidas pelas próprias unidades, que compartilharam ações inspiradas pelos debates e trocas realizadas no grupo.
Um dos trabalhos foi realizado na EMEI Professor Paulo Freire, localizada no CEU Tiquatira, onde as educadoras organizaram o Conselho Mirim, no qual cada pequeno tem um espaço próprio para escuta. Dentro deste contexto, surgiu a ideia do “Intérprete Mirim”, onde um estudante falante de português e espanhol auxiliou na comunicação entre crianças falantes de espanhol e a comunidade escolar.
Para conferir o trabalho completo, ou acessar as demais produções, leia a revista completa aqui.
Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER)
A Secretaria Municipal de Educação (SME) possui o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), com base nos princípios de Equidade, Educação Inclusiva e Educação Integral, que tem como objetivo central fomentar e promover práticas antirracistas, inclusivas e acolhedoras a todas e todos.
As iniciativas da revista seguem as propostas do Currículo da Cidade com o documento “Orientações Pedagógicas: Povos Migrantes’’. O título apresenta diversas reflexões sobre os fluxos migratórios contemporâneos, a presença migrante na cidade de São Paulo e nas Unidades Educacionais.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educavest organiza simulado preparatório para vestibulinho
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Inaugurado na Cidade Ademar, CEU Silvio Santos honra apresentador e valoriza música, circo, artes cênicas e audiovisual
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Feira Literária na EMEI Compositor Silvio Caldas foi marcada por reflexões e diálogos sobre a Educação Antirracista
CEU e COCEU
CEU Parelheiros recebe o 2° Polo da FTM Expandida com aulas de dança e música
CEU e COCEU
Wendel Bezerra conduz workshop de dublagem infantojuvenil gratuito no CEU Taipas
CEU e COCEU
SME e Comitê Paralímpico Brasileiro oferecem cursos que promovem acessibilidade na Educação Física
Relacionadas

Educavest organiza simulado preparatório para vestibulinho
Publicado em: 10/09/2025 3h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Inaugurado na Cidade Ademar, CEU Silvio Santos honra apresentador e valoriza música, circo, artes cênicas e audiovisual
Publicado em: 10/09/2025 1h04 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Feira Literária na EMEI Compositor Silvio Caldas foi marcada por reflexões e diálogos sobre a Educação Antirracista
Publicado em: 10/09/2025 7h58 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

CEU Parelheiros recebe o 2° Polo da FTM Expandida com aulas de dança e música
Publicado em: 09/09/2025 3h55 - em CEU e COCEU

Wendel Bezerra conduz workshop de dublagem infantojuvenil gratuito no CEU Taipas
Publicado em: 09/09/2025 1h10 - em CEU e COCEU