Notícias

DRE JT recebe visita de equipes de Imprensa Jovem

EMEF Lourenço Filho e EMEF Máximo de Moura Santos iniciam a primeira visita monitorada na DRE Jaçanã Tremembé

Publicado em: 04/07/2017 16h56 | Atualizado em: 30/11/2020

ij_dre_jt_740_x_430.jpg

Com objetivo de estabelecer uma parceria e possibilitar uma troca de experiências entre as escolas participantes do programa Imprensa Jovem, foi iniciada na sexta, 23 de junho, a visita monitorada na Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé – DRE JT. As primeiras escolas que conheceram os espaços de trabalho e formação da DRE JT foram a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lourenço Filho e EMEF Máximo de Moura Santos. A ideia do projeto é que os próprios alunos educomunicadores. após a visita, possam compartilhar com a sua comunidade suas impressões e, com um olhar jornalístico e auxílio do professor, escrever uma matéria referente à visita realizada.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer a estrutura, os setores e os colaboradores pertencentes a cada equipe da Diretoria Regional de Educação. Acompanhados por André Jonatas Barbosa, do setor de Informática e também um dos idealizadores do projeto, as equipes puderam entrevistar, gravar e tirar fotos de alguns funcionários para entenderem sobre o trabalho que cada setor desenvolve. Os alunos também tiveram a oportunidade de entrevistar a Diretora Regional, Simone Aparecida Machado, compreendendo a importância e responsabilidade do seu cargo.

Em cada setor visitado, as equipes tiravam as suas dúvidas, conhecendo e observando a importância da Diretoria Regional caminhar juntamente com as unidades educacionais da região.

Em seguida, na DIPED, as equipes foram orientadas pela formadora de POIEs (Professor Orientador de Informática Educativa) Gabriela Lopes e da diretora de Divisão Pedagógica
Tatiane Dian. Elas mostraram a estrutura e os trabalhos de formação realizados naquele local.

Ao final das visitas, foi proposta uma roda de conversa com os alunos onde eles puderam expor suas opiniões sobre os espaços visitados e as pessoas que ali trabalham. Segue abaixo um trecho da entrevista:

Mediador: Nós, enquanto DRE, gostaríamos de saber de vocês: como foi essa visita? Era como vocês imaginavam?

Amelicia (EMEF Máximo de Moura Santos): “Achei que teria gente saindo correndo com papéis. Um lugar “mó” cheio, com muita conversa e barulho. Mas, tipo, lá é calmo”.

Evelyn (EMEF Lourenço Filho): “Foi calmo, eu gostei muito, deu pra entender como funciona”.

Mediador: Qual setor vocês mais gostaram de conhecer?

Evelyn (EMEF Lourenço Filho): “Protocolo”.

Marcelo (EMEF Máximo de Moura Santos): “Informática”.

Giovane (EMEF Lourenço Filho): “Merenda”.

Mediador: O que vocês iriam fazer se estivessem na condição de diretores regionais?

Isabella (EMEF Lourenço Filho): “Eu ia aumentar o lugar, porque é muito pequenininho pra muita pessoa. Eu iria colocar livros”.

Mediador: As perguntas que vocês montaram serviram para as pessoas ou vocês tiveram que mudar essas perguntas durante o percurso?

Amelicia (EMEF Máximo de Moura Santos): “Tecnicamente, eu tinha montado perguntas que serviam pra qualquer tipo de profissional. Mas conforme ele (Marcelo) ia falando, eu fazia novas perguntas”.

Confira o texto produzido pela equipe da EMEF Lourenço Filho, clique aqui.

Confira o texto produzido pela equipe da EMEF Máximo de Moura Santos, clique aqui.

A segunda etapa do projeto irá possibilitar um intercâmbio educomunicativo entre as escolas que participam do programa Imprensa Jovem. Ou seja, as equipes poderão conhecer outros espaços educacionais e trocar ideias, ampliando as suas possibilidades de protagonismo e aprendizagem.

Confira o álbum de fotos sobre essa visita

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes do Imprensa Jovem sentados em um auditório de costas para a fotografia e vendo uma professora a frente com uma tela projetada onde se lê
Fotografia com fundo amarelo e, ao centro, uma mulher em pé vestida com camisa branca e calça jeans segura um computador portátil.

Polos UNICEU oferecem mais de 400 vagas em cursos de especialização

Publicado em: 18/06/2024 4h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia em ângulo fechado de duas mãos costurando um tecido lilás.

Inscrições abertas para cursos gratuitos profissionalizantes na zona Leste da capital

Publicado em: 18/06/2024 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação

ilustração de 6 jovens. cada um deles está com uma balão de diálogo com bandeiras da
Fotografia mostra grupo de crianças caminhando.

Seguem abertas as inscrições para a 44ª edição do Recreio nas Férias

Publicado em: 18/06/2024 3h20 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.459