Notícias
DRE Itaquera realiza formação de Educação Infantil
Foi exibido o documentário “O começo da vida” e debatido o tema retratado entre os educadores e especialistas presentes.
Publicado em: 06/10/2016 10h45 | Atualizado em: 30/11/2020
Nos dias 13 e 20 de Setembro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva, ocorreu uma formação dos professores de Educação Infantil das redes direta, indireta e conveniada da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, na qual estiveram presentes 750 educadores.
Os educadores assistiram ao documentário “O Começo da Vida” e em seguida foram realizadas mesas de debates com as participações da diretora da Diretoria Pedagógica (DIPED) da DRE Itaquera, Monica Maria Chaves, da representante da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), Juliana Manso Presto e da responsável pela área técnica do Programa São Paulo Carinhosa, Dra. Athene Maria.
Segundo Ana Aparecida Amato, Assistente Técnica Educacional da DRE Itaquera, “as imagens, depoimentos, informações dos especialistas possibilitaram uma reflexão sobre a infância. Trouxeram a importância do brincar como um objetivo por si só e o que representa o trabalho com as crianças. O tempo que os bebês precisam para descobrirem sua própria existência. O quanto a criança avança nas suas descobertas, quando subverte os objetos em brinquedos, através de sua criação, invenção, imaginação e formulação de hipóteses”.
O documentário possui como tema principal o desenvolvimento infantil desde o nascimento dos bebês, a importância da família, a relações no desenvolvimento das crianças e do investimento na infância em qualquer sociedade.
Ainda de acordo com Ana, “O papel do Educador em construir contextos interessantes para que as crianças possam se desenvolver na sua totalidade. A empatia que a criança tem, para ela tudo tem vida, tudo tem alma. Cada criança pertence à humanidade inteira e como a pobreza nega às crianças os seus direitos. O investimento na infância significa mudarmos o começo da história para que assim possamos mudar a história toda”.
Após término da mesa de debates, foi aberto o microfone para que os educadores colocassem seus relatos e também tirassem possíveis dúvidas quanto o que foi discutido em toda a reunião.
Notícias Mais Recentes
Bom de Prova
Prova SAEB: escolas da Rede Municipal podem reagendar a avaliação até segunda-feira
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga os finalistas do Prêmio Educador em Destaque
Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Jovem participa de lançamento de HQ inédita da Turma da Mônica Jovem
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10
CEU e COCEU
Coletivo de Dança Calcâneos estreia espetáculo que trata corpo, território e memória com sessões nos CEUs
Bom de Prova
EMEF Celso Leite Ribeiro Filho intensifica preparação dos estudantes para o Saeb 2025
Relacionadas
 
			
			Apresentação da cantora Fafá de Belém no CEU Inácio Monteiro
Publicado em: 29/03/2016 11h05 - em CEU e COCEU
 
			
			I Seminário de Educação Integral na Educação Infantil
Publicado em: 29/03/2016 10h10 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
 
			
			Combate à Dengue na EMEF Almirante Ary Parreiras
Publicado em: 29/03/2016 10h05 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
 
			
			Plano Municipal de Educação – Meta 1
Publicado em: 28/03/2016 6h27 - em PME
 
			
			São Paulo Integral promove a qualidade social da educação na RME
Publicado em: 28/03/2016 5h19 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
 
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                             
                                                                                                            