Notícias

DRE Itaquera promove Seminário “Pedagogia de Projetos nas Tecnologias da Informação”

Evento realizado nos dias 8 e 9 de outubro no CEU Aricanduva

Publicado em: 18/10/2018 16h36 | Atualizado em: 30/11/2020

pedagogia_de_projetos_seminario_740_x_430.jpg

Nos dias 8 e 9 de outubro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera realizou no Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva o seminário “Pedagogia de Projetos nas Tecnologias da Informação”.

No dia 8, a apresentação de abertura, Carimbó, foi feita pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Roquette Pinto. A Diretora Regional, Marcia Marques, falou sobre a importância das tecnologias no processo de aprendizagem dos estudantes e o quanto a implementação do currículo de Tecnologias para a Aprendizagem (TPA), em consonância com os componentes curriculares, potencializa as aprendizagens.

Em seguida, a palestrante Regina Célia Fortuna Gavassa, do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da SME, falou sobre o percurso de 30 anos das tecnologias dentro da Rede Municipal de Ensino e abordou o currículo como uma ferramenta articuladora da garantia das aprendizagens, através da linguagem digital. Luci Ferraz de Melo, assessora do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da SME, falou sobre o pensamento computacional e como as tecnologias potencializam os demais componentes curriculares. Foram ressaltados também como os três eixos do currículo de TPA: Linguagem de programação, TIC e Letramento Digital favorecem o trabalho inter e transdisciplinar.

A professora orientadora de Informática Educativa (POIE) Sueli Julioti, da EMEF José Querino Ribeiro, falou sobre o projeto “O conhecimento por meio de descobertas”. Os alunos demonstraram o funcionamento de seus protótipos.

A POIE Sandra Almeida Severo, da EMEF Águas de Março, falou sobre a parceria com a professora de Inglês, Denise, na qual os alunos compuseram uma música em homenagem à escola com um videoclipe criado usando recursos midiáticos. A professora Sandra apresentou o Caderno do Currículo e Orientações Didáticas do Currículo de Tecnologias para a Aprendizagem (TPA) e comentou sobre as informações que ele traz para apoiar o trabalho do POIEs. Os alunos da EMEF Águas de Março ainda fizeram uma apresentação musical.

O POIE Marcos de Almeida Henrique, da EMEF Presidente Kennedy, falou sobre o projeto “Fábrica de Games”, que promove por meio de softwares livres a criação de jogos eletrônicos e estimula o pensamento lógico com a criação de cenários, personagens, enredo e diálogos.

Segundo dia – No dia 9, o grupo de Dança Revolution, da EMEF Artur Neiva, fez uma apresentação de Street Dance. A Imprensa Jovem da unidade foi a responsável pela cobertura do evento.

A Diretora Regional, Marcia Marques, fez a abertura do segundo dia de seminário e falou sobre o percurso das Tecnologias dentro da Rede Municipal de Ensino, tema discutido no dia anterior pela palestrante Regina Gavassa. A Diretora ainda parabenizou todos os envolvidos na construção do Seminário, ressaltando os trabalhos desenvolvidos pelos POIEs da DRE Itaquera.

A palestra de Fábio Nakano (EACH-USP) abordou a “Cultura Maker”, extensão do “faça você mesmo” e o quanto esse processo potencializa os saberes dos estudantes. Carlos Alberto Mendes de Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, falou sobre o histórico da Educomunicação na Rede Municipal de Ensino e abordou a importância de dar voz aos estudantes, processo que proporciona autonomia e protagonismo. Os estudantes da Imprensa Jovem foram convidados para um bate-papo informal sobre o que eles desenvolvem no projeto.

A POIE Leopoldina Alves da Silva Neta Berthault, da EMEF Roquette Pinto, relatou sobre o Projeto “Introdução à Robótica Educacional utilizando Linguagem de Programação” e demostrou quais eixos e objetos de conhecimento do Currículo da Cidade de Tecnologias para Aprendizagem foram utilizados.

A POIE Marta Suely de F. Michellini e a POSL Ana Lúcia de Miranda, da EMEF Brigadeiro Correa de Mello, apresentaram o “Stop Motion—Uma história de amor” e o projeto “Virada Literária”, por meio dos quais foi proposta, aos estudantes, a recriação da história do livro “História de amor”, de Regina Coeli Rennó, utilizando os desenhos feitos pelos alunos e o uso de recursos midiáticos como fotografia, música, e editores de fotos e vídeo aplicando técnicas de Stop Motion.

Para finalizar o dia, a EMEF Benedito Calixto relatou, por meio do POIE Paulo Ricardo Velane da Silva, os “Escritores do Calixto”. O POIE contou sobre seu trabalho com os alunos do 3º anos do Ensino Fundamental e o intuito da alfabetização digital, com letramento na ferramenta Word, para que os alunos escrevam contos, formando um livro de classe. O professor demonstrou os eixos, objetos e objetivos do Currículo utilizados para a construção dessa atividade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

banner de vacinação do Concurso Cultura Butantan. imagem com um gibi da turma da mônica
Ilustração com elementos visuais típicos de contos de fadas. Segue o texto: Antologia De Contos do ensino fundamental e médio, edição 2021

Inscrições para envio de textos para o livro Antologia de Contos foram prorrogadas

Publicado em: 22/09/2021 12h40 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470 (3)

SME oferece formação sobre Novo Ensino Médio para professores

Publicado em: 21/09/2021 3h21 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470 (1)

Secretário dá continuidade à escuta ativa com DREs São Mateus e Santo Amaro

Publicado em: 20/09/2021 5h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da estante de livros da Sala de Leitura de uma escola.

Comissão composta por 130 pessoas escolhe livros entre 4.500 títulos entregues à SME

Publicado em: 20/09/2021 5h44 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.191