Notícias

DRE Ipiranga retoma parceria com Fab Lab para a formação de POIEs

Atividades tiveram ênfase na cultura do “faça você mesmo”

Publicado em: 02/06/2017 16h18 | Atualizado em: 30/11/2020

DRE_Ipiranga_retoma_parceria_Fab_Lab_formacao_POIEs_740_x_430.jpg

Durante o último mês de abril, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga realizou, no Fab Lab Heliópolis, a formação mensal dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs) da DRE.

A parceria com a Equipe do Fab Lab livre SP foi retomada após visita do novo Diretor da Divisão Pedagógica da DRE Ipiranga, Marcelo Augusto Machado. Segundo Kelley Carvalho, Gestora de Tecnologias da DRE Ipiranga, essa primeira formação com os POIEs, além de contar com a equipe do FAB LAB, contou com a mediação do doutorando em Educação pela USP, Eliton Moura, e está alinhada aos Eixos que serão trabalhados ao longo do ano, propostos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e Equipe de Tecnologias para Aprendizagem. “Com ênfase na cultura do “Faça você mesmo”, durante as formações podemos vivenciar as inúmeras oportunidades que este Laboratório Digital pode propiciar no desenvolvimento de projetos, atendendo as especificidades de cada unidade escolar, de forma coletiva, colaborativa e interdisciplinar, favorecendo a autoria e protagonismo dos educandos e propiciando, assim, a melhoria de ideias”, observa Kelley.

O líder de laboratório no Projeto Fab Lab Livre, Yuri Aleksander, ressalta que, ao longo dos meses, a DRE Ipiranga se estabeleceu como uma das parceiras mais importantes do Fab Lab CEU Heliópolis. “Vem se mostrando muito importante o trabalho conjunto de aproximar professores do universo da Fabricação Digital, de maneira que cada um deles se torna multiplicador do que conheceu ou aprendeu dentro de seus próprios ambientes de ensino. Em meio às diversas possibilidades e potencialidades que se apresentam com a rede pública de laboratórios Fab Lab Livre SP, o ecossistema escolar tem a possibilidade de debater, repensar e ressignificar suas dinâmicas com essa parceria”, diz Yuri.

Para Eliton Moura, o curso Educadores Makers promoveu, entre outras coisas, um repensar e amadurecer de reflexões sobre o uso das tecnologias dentro do contexto escolar, baseado num conceito novo para a educação, mas já bem estruturado em outras áreas, o Movimento Maker, fundamentado na cultura DIY (Do-it-Yourself) que tem em sua base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e renomadas instituições de pesquisa em educação, como vem sendo desenvolvido no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), na Stanford Graduate School of Education, e claro, na Universidade de São Paulo.

“Com novos parceiros, como o programa Fab Lab Livre de SP, as instituições da rede pública de São Paulo têm tido a possibilidade de se aproximarem e desenvolverem projetos que vão de encontro ao Movimento Maker. Especificamente em nosso curso, abordamos a construção de jogos de simulações, como o role-playing game (RPG), arquitetados nos Fab Labs Livres de SP, que foram pensados e construídos a partir dos problemas enfrentados pelas instituições de ensino. Creio que entender essa construção, desde seu planejamento, foi uma experiência enriquecedora para os POIEs que participaram da oficina, e pelo ânimo com que conversamos acredito que partilhamos do mesmo entusiasmo sobre a necessidade de uma educação moderna e verdadeiramente emancipadora, para professores e alunos”, analisa Eliton.

Clique aqui e veja a galeria de fotos

Para conhecer as formações que aconteceram em 2016, clique aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211