Notícias

DRE Guaianases realiza Seminário Regional de Atualização Curricular na Educação Infantil

Ação promovida pelo Núcleo de Educação Infantil da DIPED

Publicado em: 14/09/2018 9h12 | Atualizado em: 30/11/2020

atualiza_cur_dreg_740x430.jpg

No dia 28 de agosto, aconteceu o Seminário Regional de Atualização Curricular na Educação Infantil, promovido pelo Núcleo de Educação Infantil da Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases no teatro do Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro.

O evento teve o objetivo de apresentar o percurso de atualização do Currículo Integrador da Educação Infantil Paulistana, considerando relatos de práticas pedagógicas das Unidades Educacionais e as contribuições que estas podem trazer ao documento.

Os presentes foram acolhidos no foyer com uma apresentação musical promovida por funcionários, crianças e famílias do Centro de Educação Infantil (CEI) Cidade Tiradentes, além de uma exibição de capoeira com a participação de uma professora do CEI Jocelyne Guimarães Fernandes de Mello, de crianças e de um professor da comunidade.

Logo após, todos se dirigiram ao teatro para prestigiar a apresentação do coral da EMEI Gianfederico Porta e uma nova exibição do CEI Cidade Tiradentes.

Em seguida, Lucimeire Cabral de Santana, Diretora Regional de Educação, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância desse encontro para a construção de um currículo democrático, que respeite os bebês e as crianças.

Fátima Bonifácio, da Secretaria Municipal de Educação (SME), falou sobre o percurso de atualização curricular e citou fatores primordiais nesse processo, como o engajamento de todos para que esse movimento continue sendo desenvolvido de forma participativa.

Posteriormente, Roberta da Cunha Moura, Formadora da DIPED, chamou ao palco as professoras Daniela, Simone, Glaucia e Roseli, a Coordenadora Pedagógica Claudia Regina e Dênis, Assistente de Diretor, para fazerem o relato de prática pedagógica realizada no CEI Zacaria Mauro Faccio Gonçalves, denominado Por um currículo de oportunidade: Território da Infância, uma metamorfose nos ambientes educativos”.

O evento também contou com a presença de Meire Festa, Assessora da SME, que fez considerações sobre o movimento e ressaltou a importância de práticas que garantam o protagonismo infantil.

“É necessário continuar estudando esse documento que está sendo produzido de forma colaborativa. Ainda há muito para se refletir sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil. Esperamos que as experiências de hoje tenham sido reveladoras”, disse Roberta.

Clique aqui para acessar o álbum de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
1 2 3 1.211