Notícias

DRE Guaianases realiza Seminário Regional de Atualização Curricular na Educação Infantil

Ação promovida pelo Núcleo de Educação Infantil da DIPED

Publicado em: 14/09/2018 9h12 | Atualizado em: 30/11/2020

atualiza_cur_dreg_740x430.jpg

No dia 28 de agosto, aconteceu o Seminário Regional de Atualização Curricular na Educação Infantil, promovido pelo Núcleo de Educação Infantil da Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases no teatro do Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro.

O evento teve o objetivo de apresentar o percurso de atualização do Currículo Integrador da Educação Infantil Paulistana, considerando relatos de práticas pedagógicas das Unidades Educacionais e as contribuições que estas podem trazer ao documento.

Os presentes foram acolhidos no foyer com uma apresentação musical promovida por funcionários, crianças e famílias do Centro de Educação Infantil (CEI) Cidade Tiradentes, além de uma exibição de capoeira com a participação de uma professora do CEI Jocelyne Guimarães Fernandes de Mello, de crianças e de um professor da comunidade.

Logo após, todos se dirigiram ao teatro para prestigiar a apresentação do coral da EMEI Gianfederico Porta e uma nova exibição do CEI Cidade Tiradentes.

Em seguida, Lucimeire Cabral de Santana, Diretora Regional de Educação, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância desse encontro para a construção de um currículo democrático, que respeite os bebês e as crianças.

Fátima Bonifácio, da Secretaria Municipal de Educação (SME), falou sobre o percurso de atualização curricular e citou fatores primordiais nesse processo, como o engajamento de todos para que esse movimento continue sendo desenvolvido de forma participativa.

Posteriormente, Roberta da Cunha Moura, Formadora da DIPED, chamou ao palco as professoras Daniela, Simone, Glaucia e Roseli, a Coordenadora Pedagógica Claudia Regina e Dênis, Assistente de Diretor, para fazerem o relato de prática pedagógica realizada no CEI Zacaria Mauro Faccio Gonçalves, denominado Por um currículo de oportunidade: Território da Infância, uma metamorfose nos ambientes educativos”.

O evento também contou com a presença de Meire Festa, Assessora da SME, que fez considerações sobre o movimento e ressaltou a importância de práticas que garantam o protagonismo infantil.

“É necessário continuar estudando esse documento que está sendo produzido de forma colaborativa. Ainda há muito para se refletir sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil. Esperamos que as experiências de hoje tenham sido reveladoras”, disse Roberta.

Clique aqui para acessar o álbum de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301