DRE Guaianases realiza Reuniões de Organização Inicial

Encontros abordaram metas e objetivos para o ano letivo de 2019

Publicado em: 26/04/2019 13h13 | Atualizado em: 30/11/2020

reuniao_inicial_org_dreg_740x430.jpg

Em conformidade com a Instrução Normativa SME nº 23, de 11 de dezembro de 2018, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realizou nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Água Azul e Jambeiro as tradicionais Reuniões de Organização Inicial. Com o objetivo de trazer a tona conteúdos que são de fundamental importância para o início do ano letivo, a atividade foi organizada pelos Núcleos e Divisões da DRE e contou com a participação das Equipes Gestoras de todas as Unidades Educacionais.

29 e 30/01 – Rede Direta

As atividades tiveram início no CEU Jambeiro com a apresentação musical do profº Igor Fernando da Costa Cavalcante, membro da Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU). Já no teatro, o público recebeu as saudações da Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, que destacou as metas propostas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), bem como os objetivos de trabalho da DRE Guaianases, propondo uma avaliação do percurso já realizado e a projeção das ações para o ano de 2019.
O subprefeito de Guaianases, Antônio Eduardo dos Santos, participou do encontro e enfatizou a parceria realizada em 2018 com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) CEU Jambeiro. A partir de um projeto desenvolvido no Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA), estudantes promoveram a revitalização da Praça Donozor dos Santos, com o apoio da Subprefeitura.

Representantes da Supervisão Técnica de Saúde também conversaram com as Equipes Gestoras sobre os serviços oferecidos, enfatizando as Campanhas de Vacinação que serão realizadas ao longo do ano em parceria com as Unidades Educacionais. A equipe de nutricionistas da DRE apresentou o trabalho realizado pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) e se colocou à disposição para estabelecer parcerias com as Unidades Educacionais no desenvolvimento de projetos voltados à Educação Alimentar e Nutricional (EAN).

Na sequência, a professora Maria da Graça Horn, assessora da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou uma palestra com enfoque no trabalho educacional a partir de projetos. No período da tarde, os professores Rosângela Ferreira de Souza Queiroz e Felipe de Souza Costa, membros da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da SME, realizaram uma conversa sobre a implementação do Currículo da Cidade de São Paulo.

Em seguida, a equipe de Supervisão Escolar transmitiu orientações sobre as ações a serem desenvolvidas no início do ano letivo, com ênfase na documentação necessária, elaborada pela equipe escolar, para entrega na DRE. Calendário Escolar, Projeto Político-Pedagógico (PPP), Projeto Especial de Ação (PEA), composição do Conselho de Escola e da Associação de Pais e Mestres (APM) foram alguns dos temas abordados.

As equipes de Educação Infantil contaram, ainda, com palestra da professora Maria Helena Pelizon, que informou especificidades do trabalho com as crianças menores, destacando a importância de atividades livres e a exploração de espaços diversos da Unidade Educacional.

01/02 – Rede Parceira

A reunião com as Equipes Gestoras das Unidades Educacionais da Rede Parceira foi realizada na manhã do dia 1º de fevereiro no CEU Jambeiro.

O encontro foi organizado com a mesma estrutura das reuniões que envolveram as Unidades da Rede Direta. O conteúdo, porém, foi trabalhado considerando as especificidades dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e abordou a estratégia, planos e metas para o ano letivo.

Além dos conteúdos apresentados, os participantes puderam apreciar a apresentação cultural com a temática: “brincar, tempos e interações na Educação Infantil”. Participaram os CEIs Conjunto Habitacional Baltazar Cisneiros e os Caminhar e Crescer e Nossa Senhora do Divino Pranto.

Clique nos links para ter acesso as fotos das reuniões:

29/01/2019 – Rede Direta –  photos.app.goo.gl/EqW6JkFbn11K59ny6

30/01/2019 – Rede Direta – photos.app.goo.gl/5Pf9WxorfWtmY3TN8