Notícias

DRE Guaianases realiza reuniões de Organização Escolar para 2017

Atividade aconteceu no CEU Inácio Monteiro

Publicado em: 01/02/2017 17h03 | Atualizado em: 30/11/2020

dre_gua_reuniao_740_x_430.jpg

A Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realizou, nos dias 26 e 27 de janeiro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro, as Reuniões de Organização Escolar do ano letivo de 2017. Estiveram presentes as equipes gestoras de todas as Unidades Educacionais da rede direta, além de representantes dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) e dos polos da Universidade nos Centros Educacionais Unificados (UniCEU).

No dia 26 de janeiro, a reunião foi iniciada com uma apresentação de zumba, realizada pelo grupo de dança do CEU Inácio Monteiro. Em seguida, a Diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Ester Marques de Paula Dionísio, acolheu os participantes convidando ao palco a Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, que em sua fala apresentou alguns membros das equipes da DRE Guaianases.

Dando continuidade, o Prof. Dr. Cristovam da Silva Alves, Supervisor Escolar na DRE Guaianases, conversou com as equipes gestoras sobre o início do ano letivo, dando algumas contribuições para a organização deste período.

A Supervisora Escolar Ana Luce Ramos de Almeida prosseguiu, elucidando ações necessárias a todas as Unidades nos primeiros meses do ano letivo, como constituição dos Conselhos de Escola e Associações de Pais e Mestres (APMs), elaboração do Calendário Escolar e do Projeto Especial de Ação (PEA), dentre outros.
Encerrando o primeiro dia de encontro, a Diretora Regional ressaltou a importância de alguns dos princípios que nortearão as ações da Secretaria Municipal de Educação (SME): acolhimento, equidade, inclusão, gestão democrática e inovação.

O segundo dia do encontro teve como diretriz a Gestão Democrática. Os presentes participaram de trabalhos realizados em grupos com representantes das Unidades Educacionais e equipes da DRE. Os temas debatidos foram: Ações e Projetos, Planos de Ação e Projetos Especiais de Ação. Após a reflexão nos grupos foram destacados relatores e redatores que se reuniram para produzir um relatório final por tema. Para finalizar, os representantes de cada grupo apresentaram uma síntese das discussões realizadas.

A Diretora Regional de Educação manifestou sua satisfação em perceber o envolvimento e a disposição das equipes gestoras na abordagem de temas fundamentais no processo de construção coletiva e autonomia das Unidades Educacionais. Além disso, parabenizou os grupos pelo nível das discussões e salientou a importância da continuidade de ações e projetos de sucesso já realizados por professores e alunos da região, valorizando, assim, todos os avanços conquistados na educação pública municipal.

Para Lucimeire, “uma educação de qualidade pressupõe participação coletiva, olhar atento ao outro, respeito às diferenças e combate a toda forma de discriminação e segregação”.

Veja aqui uma galeria de fotos das reuniões.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

825x470 (1)

Centenário de Paulo Freire: relembre a história e trajetória do educador na SME

Publicado em: 19/09/2021 10h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um notebook sobre uma mesa com a mão de uma pessoa que veste camiseta preta. Ao seu lado aparece a mão de outra pessoa.

Seminários do ciclo de escuta ativa das DREs São Mateus e Santo Amaro ocorrem nesta segunda-feira

Publicado em: 17/09/2021 6h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner 8ª edição do Premio Educação em Direitos Humanos 2021
Banner do Educador em Destaque
Imagem com mosaico de sete fotografias de pessoas em uma reunião on-line.

SME tem semana de reuniões bilaterais com as entidades sindicais

Publicado em: 16/09/2021 8h49 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.189