Notícias

DRE Guaianases realiza o “Scratch Day” nesta sexta-feira

O evento é voltado ao ensino de programação para crianças e jovens

Publicado em: 25/05/2023 17h20 | Atualizado em: 25/05/2023
Imagem com fundo azul com o dizer "Scratch Day" e as figuras de um gato amarelo e um planeta.

A Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realiza nesta sexta-feira (26) o “Scratch Day” que acontecerá na EMEF Nazaré Neri Lima – CEU Água Azul.

A proposta é a disponibilização de um circuito de atividades pedagógicas relacionadas à programação e a robótica, em que estudantes e docentes colocam a mão na massa em práticas lúdicas relacionadas a estratégias e objetos de aprendizagem do Currículo da Cidade de São Paulo – Tecnologias para Aprendizagem (TPA).

O movimento é voltado ao ensino de programação para crianças e jovens, com a participação de escolas inscritas para um evento cheio de atividades educacionais. A plataforma do Scratch vem ganhando cada vez mais reconhecimento, tanto para os estudantes como para os professores.

A ação é organizada pela Divisão Pedagógica (DIPED), da DRE Guaianases, juntamente com os Professores de Educação Digital (POEDs), que também realizarão atividades no dia, e estudantes monitores.

O circuito do dia contará com as seguintes atividades:

▪ Atividades desplugadas de robótica com sucata;
▪ Atividades desplugadas de programação;
▪ Scratch com Kinect;
▪ Scratch com Makey Makey;
▪ Manipulação criativa com kits de robótica;
▪ Apresentação de trabalhos de robótica;
▪ Tutorial de criação em scratch no led;
▪ Tutorial de RPG para criação de narrativas.

Os estudantes do projeto Imprensa Jovem do território farão a cobertura do evento. Além disso, acontecerá a abertura de inscrições para o concurso “Desafio Scratch Maker”, que convida todos os estudantes e docentes a explorar a imaginação na criação de artefatos digitais na plataforma Scratch. A mostra e premiação dos trabalhos estão planejadas para setembro. 

Clique aqui e veja toda a programação.

Scratch Day

O Scratch Day é um evento anual, de âmbito mundial, para celebração da plataforma Scratch, desenvolvida e mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), que visa ao ensino de programação para crianças e jovens. Tem sido realizado como uma série de atividades em um determinado mês (maio) para reunir a comunidade a compartilhar projetos e experiências de ensino de programação. 

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.456