Notícias

DRE Guaianases realiza o “Scratch Day” nesta sexta-feira

O evento é voltado ao ensino de programação para crianças e jovens

Publicado em: 25/05/2023 17h20 | Atualizado em: 25/05/2023
Imagem com fundo azul com o dizer "Scratch Day" e as figuras de um gato amarelo e um planeta.

A Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realiza nesta sexta-feira (26) o “Scratch Day” que acontecerá na EMEF Nazaré Neri Lima – CEU Água Azul.

A proposta é a disponibilização de um circuito de atividades pedagógicas relacionadas à programação e a robótica, em que estudantes e docentes colocam a mão na massa em práticas lúdicas relacionadas a estratégias e objetos de aprendizagem do Currículo da Cidade de São Paulo – Tecnologias para Aprendizagem (TPA).

O movimento é voltado ao ensino de programação para crianças e jovens, com a participação de escolas inscritas para um evento cheio de atividades educacionais. A plataforma do Scratch vem ganhando cada vez mais reconhecimento, tanto para os estudantes como para os professores.

A ação é organizada pela Divisão Pedagógica (DIPED), da DRE Guaianases, juntamente com os Professores de Educação Digital (POEDs), que também realizarão atividades no dia, e estudantes monitores.

O circuito do dia contará com as seguintes atividades:

▪ Atividades desplugadas de robótica com sucata;
▪ Atividades desplugadas de programação;
▪ Scratch com Kinect;
▪ Scratch com Makey Makey;
▪ Manipulação criativa com kits de robótica;
▪ Apresentação de trabalhos de robótica;
▪ Tutorial de criação em scratch no led;
▪ Tutorial de RPG para criação de narrativas.

Os estudantes do projeto Imprensa Jovem do território farão a cobertura do evento. Além disso, acontecerá a abertura de inscrições para o concurso “Desafio Scratch Maker”, que convida todos os estudantes e docentes a explorar a imaginação na criação de artefatos digitais na plataforma Scratch. A mostra e premiação dos trabalhos estão planejadas para setembro. 

Clique aqui e veja toda a programação.

Scratch Day

O Scratch Day é um evento anual, de âmbito mundial, para celebração da plataforma Scratch, desenvolvida e mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), que visa ao ensino de programação para crianças e jovens. Tem sido realizado como uma série de atividades em um determinado mês (maio) para reunir a comunidade a compartilhar projetos e experiências de ensino de programação. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (35)

Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano

Publicado em: 07/08/2026 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem mostra um estudante da Rede Municipal de Ensino ajoelhado em uma horta, realizando o manejo de uma plantação de couve. A imagem destaca apenas o tronco, os braços e as mãos da estudante, sem exibir o rosto. Vestindo uniforme escolar nas cores branca e azul-marinho, a estudante toca cuidadosamente a terra ao redor das plantas. Ao fundo, outras hortaliças aparecem desfocadas, reforçando o ambiente de cultivo. A cena representa atividades de educação ambiental, agricultura urbana e aprendizagem prática relacionadas ao cuidado com a natureza e à alimentação saudável.

Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal 

Publicado em: 07/08/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia de uma menina segurando para o celular e apontado para sua tela.

Resultados do Ideb já estão disponíveis para consulta

Publicado em: 06/08/2026 4h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia ilustrativa mostra mãos de diferentes pessoas unidas ao redor de uma muda de planta com folhas verdes, sustentada sobre um pequeno montículo de terra. A cena simboliza cooperação, cuidado com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ao fundo, a vegetação aparece desfocada, reforçando o contexto natural. No canto superior direito, está a identidade visual da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com logotipo em tons de verde composto por uma figura humana estilizada envolvida por setas circulares, acompanhada da inscrição Educação Ambiental – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Seminário de Educação Ambiental reúne educadores em São Paulo

Publicado em: 06/08/2026 3h54 - em Educação Ambiental

«1 2 3 1.685