Notícias

DRE Guaianases realiza CONGREG 2018

Evento teve como tema norteador “Currículo para todos: a educação básica numa perspectiva da Educação Integral”

Publicado em: 04/12/2018 13h19 | Atualizado em: 30/11/2020
congreg_740x430.jpg

Nos dias 23 e 24 de novembro, foi realizado o 6º Congresso Regional de Educação de Guaianases (CONGREG), promovido pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases. O evento, que aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro, se iniciou com uma Noite Solene, na sexta-feira (23), e teve seu encerramento no sábado (24)

A 6ª edição do CONGREG foi organizada pela Divisão Pedagógica (DIPED) em parceria com os demais Núcleos e Divisões da DRE. Contou com a ampla participação de educadores, gestores e estudantes, além da contribuição de parceiros da Secretaria Municipal de Educação (SME), de outras DREs e de pesquisadores da área.

O congresso foi realizado com o objetivo de promover a criação de espaços para intercâmbio de práticas pedagógicas da região, de forma a reconhecer o ato de compartilhar como uma ação transformadora e possibilitar diálogos que ampliem e fortaleçam reflexões sobre o Currículo da Cidade.

Sexta-feira – 23/11
Na noite de abertura, os participantes foram recebidos com um café cultural, que contou com apresentação musical de Bruna Trajano, professora de canto, e Igor Fernando da Costa Cavalcante, membro da Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU).

No Teatro Cássia Eller, a Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, fez as considerações iniciais do evento, acompanhada de Ester Marques de Paula Dionísio, Diretora da DIPED, que saudou todos os congressistas. “Agradeço a presença de todos. É um imenso prazer, vocês sabem o quanto eu prezo por troca de saberes, pensares e falares, e o CONGREG é isto: congregar as nossas sensações, sentimentos e afetos”, disse Ester.

Para prestigiar o evento, o Subprefeito de Guaianases, Antônio Eduardo dos Santos (Chiquinho 90) e o jornalista Jorge Teixeira da Costa, Diretor Executivo do Jornal Folha de Guaianases, marcaram presença e fizeram questão de enfatizar a importância do Congresso, cumprimentando todos os participantes e parabenizando toda a equipe pela realização.

Posteriormente, foram feitas homenagens aos educadores e gestores participantes do Prêmio Professor em Destaque 2018, a Luiz Carlos Pestana, premiado como Professor Emérito da cidade de São Paulo, a educadores das Academias Estudantis de Letras (AELs) e aos expositores de práticas educativas e oficineiros do 6º CONGREG.

Também foram homenageados os estudantes premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), nos Jogos Estudantis (xadrez, atletismo, salto em distância e em altura, tênis de mesa, vôlei, handebol e futsal) e no 10º Prêmio Educação de Trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), além de dois estudantes da DRE Guaianases que representaram a Secretaria Municipal de Educação no Seminário “Promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar”, realizado em agosto deste ano em Brasília.

Sábado – 24/11
No segundo dia de evento, durante o credenciamento dos participantes, houve um café cultural com exposições de banners, de projetos desenvolvidos nas Unidades Educacionais e de Trabalhos Colaborativos Autorais (TCAs).

Nas dependências do Teatro Cássia Eller, os congressistas foram acolhidos com os cumprimentos da Diretora Regional de Educação e da Diretora da DIPED.

Na sequência, todos prestigiaram duas apresentações culturais: coral da EMEI Gianfederico Porta e musical “Os Saltimbancos”, da EMEF CEU Inácio Monteiro.

meio_congreg_740x430.jpg

Logo após, foi organizada uma mesa de debate com o tema “Currículo para todos: a educação básica numa perspectiva da Educação Integral”, composta por:

– Assessora Técnica Profa. Silvana Lucena dos Santos Drago (DIEE/SME);

– Profª. Ms. Célia Regina Pereira do Nascimento (Instituto Vladimir Herzog);

– Profª. Ana Beatriz Goulart de Faria (Pesquisadora – NAPPLAC/FAUUFRJ e Territórios Educativos – Instituto Tomie Ohtake);

– Prof. Dra. Rosangela Ferreira de Souza Queiroz – mediadora (COPED/SME e Universidade Anhanguera).

Após todas as considerações, foi realizado um debate com os participantes, que puderam fazer perguntas e interagir com as palestrantes.

Já no período da tarde, foram realizados Relatos de Práticas e Oficinas nos espaços da EMEF CEU Inácio Monteiro, desenvolvidos por professores e gestores das Unidades Educacionais.

“Temos a satisfação de receber cada um dos congressistas e as histórias de trabalho pedagógico vividas nas nossas Unidades Educacionais. Sentimos orgulho de atuar nesta tão consistente Rede Municipal de Ensino. São muitos os desafios diários e os aspectos a melhorar, por isso os enfrentamos e constantemente aprimoramos nossas práticas. O convite do CONGREG é para que possamos nos reunir e apreciar as maravilhas que acontecem todos os dias na rede”, disse Lucimeire.

Clique para ver os álbuns do primeiro e do segundo dia

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 1.673