Notícias

DRE Guaianases realiza 1º Scratch Day

Evento incentiva o uso de linguagem de programação

Publicado em: 22/05/2018 17h38 | Atualizado em: 30/11/2020

scratch_day_740x430.jpg

No dia 12 de maio, estudantes e professores reuniram-se no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul para a realização do 1º Scratch Day. O evento incentiva o desenvolvimento de projetos que utilizem a linguagem gráfica de programação Scratch, que possibilita a criação de histórias animadas e interativas, além de jogos, simulações e músicas.

A abertura das atividades foi realizada pela gestora das ações de Tecnologias para Aprendizagem (TPA) na Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, Juliana Gonçalves Mutafi, que atua na Divisão Pedagógica (DIPED).

A Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, e a Diretora da DIPED, Ester Marques de Paula Dionísio, deram boas-vindas e ressaltaram a importância desse evento pioneiro na região.

Em seguida, foram formadas quatro turmas, identificadas por pulseiras de cores diferentes. Cada grupo permaneceu por cerca de 20 minutos em uma das oficinas, que foram chamadas de Estações:

– Animando com Scratch – Professora Cilene (EMEF CEU Água Azul)
– Robótica – Professor Fernando (EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello)
– Programando com Scratch – Professor Osvaldo (EMEF José Augusto César Salgado)
– Programação desplugada – Professora Dayane (EMEF Meire de Jesus)

Ao término de cada Estação, as equipes receberam uma parte de um código de leitura eletrônica (QR Code). Na última Estação, os grupos utilizaram um celular para fazer a leitura do código completo e visualizaram um mapa que os levavam até a sala de ginástica do CEU, onde houve uma confraternização surpresa para os estudantes.

No encerramento, foram entregues certificados a todos os participantes.

De acordo com Juliana, “o Scratch é um dos programas que a Rede Municipal de Ensino apresenta aos professores como proposta para o desenvolvimento da linguagem de programação, um dos eixos do currículo de Tecnologias para Aprendizagem.”

Clique aqui para ver algumas fotos do evento

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra a visão aérea do CEMEI Professor Dalmo De Abreu Dallari.
Estante de livros.

SME divulga nome dos autores selecionados para Antologia de Contos e Antologia Poética 

Publicado em: 28/02/2024 1h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 2 3 1.427