Notícias
DRE Guaianases promove Seminário “O Ciclo Autoral na perspectiva do Currículo da Cidade”
Estudantes de diversas Unidades puderam divulgar Trabalhos Colaborativos Autorias (TCAs)
Publicado em: 22/11/2018 16h18 | Atualizado em: 30/11/2020No dia 12 de novembro, ocorreu o Seminário “O Ciclo Autoral na perspectiva do Currículo da Cidade”, no Centro Educacional Unificado (CEU) Lajeado. O evento, organizado pela Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, contou com a presença de gestores, educadores e estudantes.
O encontro teve como objetivo socializar e divulgar os Trabalhos Colaborativos Autorais (TCAs) e dar continuidade à formação dos professores que atuam nos 7ºs, 8ºs e 9ºs anos. Esses trabalhos são desenvolvidos e elaborados por estudantes, acompanhados de professores orientadores, a partir de projetos comprometidos com a intervenção social (Nota Técnica nº6, do Programa Mais Educação São Paulo (Subsídios para a Implantação), pg. 80).
De acordo com Rosana Raimondi, formadora da DIPED, o Trabalho Colaborativo de Autoria proporciona, aos adolescentes, a oportunidade de experimentar e produzir conhecimento. “Desde a escolha do tema, exercitam a autoria com a orientação dos professores. Ao longo do processo, realizam pesquisas, entrevistas, produzem textos e materiais sobre o tema escolhido e encontram possibilidades de mudança de olhares e comportamentos. Há sempre uma intervenção social com a comunidade escolar ou com a comunidade do entorno. É uma oportunidade de socializar os conhecimentos construídos e coloca-los em prática”, ressalta Rosana.
Os participantes foram acolhidos na parte externa do teatro com exposições de trabalhos e banners da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Oswaldo Aranha e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Luiz Roberto Mega e Senador Luiz Carlos Prestes.
Durante o encontro, estudantes de diversas UEs apresentaram TCAs: EMEF Madre Joana Angélica de Jesus, EMEF Luiz Roberto Mega, EMEF Vladimir Herzog, EMEF João Ribeiro de Barros, EMEF Luis Carlos Prestes, EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, EMEF Idêmia de Godoy, EMEF João de Lima Paiva e EMEF CEU Jambeiro. Os temas abordados foram “Bullying”, “Feminismo”, “Racismo”, “Suicídio na Adolescência” e “Violência”.
Clique aqui para acessar fotos do evento
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Cursos gratuitos para Qualificação Profissional no CEU Jaçanã estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
Famílias de estudantes das unidades municipalizadas na capital paulista já podem comprar material e uniforme escolar
Secretaria Municipal de Educação
Estão prorrogadas as inscrições para a Nova EJA, Ensino Médio e Profissionalizante, nos CEUs da cidade de São Paulo em parceria com o SESI-SP
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP nomeia profissionais para os cargos de Auxiliar Técnico de Educação e Professor de Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
“City Tour da Quebrada”: CEU Inácio Monteiro levará crianças para explorarem o território de Cidade Tiradentes
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação reforça importância de famílias efetivarem a matrícula dos novos estudantes
Relacionadas
SME promove encontros para acolhimento das famílias e atualização cadastral dos estudantes matriculados nas escolas municipalizadas
Publicado em: 17/01/2025 1h19 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP oferece curso em Educação em Direitos Humanos para Agentes de Busca Ativa Escolar
Publicado em: 15/01/2025 6h39 - em Educação em Direitos Humanos
Saúde e Educação fortalecem parcerias em prol da cultura de amamentação
Publicado em: 15/01/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação
Neste ano cidade de São Paulo completa 50 escolas municipalizadas em ação inédita na Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 15/01/2025 2h05 - em Secretaria Municipal de Educação
Professores da Rede Municipal de São Paulo são finalistas no Prêmio Professor Porvir
Publicado em: 14/01/2025 4h59 - em Secretaria Municipal de Educação