Notícias

DRE Guaianases promove Seminário “O Ciclo Autoral na perspectiva do Currículo da Cidade”

Estudantes de diversas Unidades puderam divulgar Trabalhos Colaborativos Autorias (TCAs)

Publicado em: 22/11/2018 16h18 | Atualizado em: 30/11/2020

TCA_DREG_740x430.jpg

No dia 12 de novembro, ocorreu o Seminário “O Ciclo Autoral na perspectiva do Currículo da Cidade”, no Centro Educacional Unificado (CEU) Lajeado. O evento, organizado pela Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, contou com a presença de gestores, educadores e estudantes.

O encontro teve como objetivo socializar e divulgar os Trabalhos Colaborativos Autorais (TCAs) e dar continuidade à formação dos professores que atuam nos 7ºs, 8ºs e 9ºs anos. Esses trabalhos são desenvolvidos e elaborados por estudantes, acompanhados de professores orientadores, a partir de projetos comprometidos com a intervenção social (Nota Técnica nº6, do Programa Mais Educação São Paulo (Subsídios para a Implantação), pg. 80).

De acordo com Rosana Raimondi, formadora da DIPED, o Trabalho Colaborativo de Autoria proporciona, aos adolescentes, a oportunidade de experimentar e produzir conhecimento. “Desde a escolha do tema, exercitam a autoria com a orientação dos professores. Ao longo do processo, realizam pesquisas, entrevistas, produzem textos e materiais sobre o tema escolhido e encontram possibilidades de mudança de olhares e comportamentos. Há sempre uma intervenção social com a comunidade escolar ou com a comunidade do entorno. É uma oportunidade de socializar os conhecimentos construídos e coloca-los em prática”, ressalta Rosana.

Os participantes foram acolhidos na parte externa do teatro com exposições de trabalhos e banners da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Oswaldo Aranha e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Luiz Roberto Mega e Senador Luiz Carlos Prestes.

Durante o encontro, estudantes de diversas UEs apresentaram TCAs: EMEF Madre Joana Angélica de Jesus, EMEF Luiz Roberto Mega, EMEF Vladimir Herzog, EMEF João Ribeiro de Barros, EMEF Luis Carlos Prestes, EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, EMEF Idêmia de Godoy, EMEF João de Lima Paiva e EMEF CEU Jambeiro. Os temas abordados foram “Bullying”, “Feminismo”, “Racismo”, “Suicídio na Adolescência” e “Violência”.

Clique aqui para acessar fotos do evento

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

banner de divulgação do Premio Paulo Freire - Qualidade no Ensino Municipal 2022

São divulgados os 12 projetos vencedores do Prêmio Paulo Freire 2022

Publicado em: 19/08/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Amigo Do Peito (1)

SME reconhece unidades educacionais que incentivam aleitamento materno 

Publicado em: 18/08/2022 12h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de aula com mesas e cadeiras. Duas mulheres em pé, uma escreve no cartaz sobre a mesa e a outra lê um cartaz diferente que também está sobre a mesa. No quadrante inferior direito, um cartaz escrito 'Quais possíveis causas favorecem a ocorrência do caso?'.

SME e Instituto Vladimir Herzog desenvolvem projeto sobre acolhimento e saúde emocional na DRE Guaianases 

Publicado em: 18/08/2022 12h07 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Whatsapp Image 2022 08 17 At 10.08.12

Cursos de idiomas nos CELPs começaram nesta terça-feira

Publicado em: 17/08/2022 4h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Reajuste (6)
1 2 3 1.264