Notícias

DRE Guaianases promove “Seminário do Ciclo Autoral: Caminhos para a Autoria e Protagonismo”

Ação teve como objetivo ampliar o repertório cultural dos estudantes do 7º ao 9º ano

Publicado em: 31/08/2017 16h01 | Atualizado em: 30/11/2020

seminario_protagonismo_dreg_740_x_430.jpg

No dia 21 de agosto, no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases promoveu o “Seminário do Ciclo Autoral”, organizado pela Divisão Pedagógica (DIPED). O evento contou com a participação de alunos e professores do Ciclo Autoral.

A ação partiu da necessidade de promover a interação entre educandos do 7º ao 9º ano, etapa em que eles produzem os Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCAs) com base nos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental. Os TCAs são desenvolvidos a partir de projetos curriculares comprometidos com a intervenção social e com a formação de cidadãos mais críticos, participativos e autônomos.

O evento aconteceu nos períodos da manhã e da tarde. No início, houve o credenciamento e a recepção dos participantes. A abertura do Seminário foi feita com uma apresentação de alunos da oficina de dança do CEU Jambeiro.

Em seguida, foram exibidos vídeos relatando o andamento das discussões sobre os TCAs nas escolas. Alunos e professores mostraram o que está sendo construído e quais são os temas mais discutidos.

Logo depois, a Profª Camila Fernandes C. Vavassore trouxe ao palco o grupo de dança da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Madre Joana Angélica de Jesus, que fez uma apresentação de “Carimbó”.

Posteriormente, alunos e professores da EMEF João Ribeiro de Barros, EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello e EMEF Antonio Pereira Ignácio apresentaram relatos de prática sobre os TCAs, que envolvem discussões sobre temas como: gênero, violência doméstica, diferenças étnico-raciais, doenças terminais e práticas esportivas.

Após as apresentações, o microfone foi aberto ao público para perguntas e considerações.

Para o encerramento, o Seminário contou com a participação do poeta Rodrigo Ciríaco, formado em História pela Universidade de São Paulo (USP), educador, escritor e idealizador do projeto “Literatura (é) Possível”, que desde 2006 desenvolve ações de incentivo à leitura, produção escrita e difusão literária em escolas públicas.

O poeta contou sobre sua vivência e envolvimento com alunos na educação pública, que são inspirações para suas obras. Em diversos momentos, Ciríaco fez questão de destacar a importância do protagonismo e da participação ativa dos estudantes no ambiente escolar.

Clique aqui para ver o álbum de fotos no Flickr da DRE Guaianases.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301