DRE Guaianases promove III Intercâmbio de Práticas Pedagógicas

CEIs, EMEIs e EMEFs fizeram relatos de experiências

Publicado em: 01/10/2018 9h59 | Atualizado em: 30/11/2020

intercambio_guaianases_740x430.jpg

No dia 21 de setembro, ocorreu no Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro o III Intercâmbio de Práticas Pedagógicas, promovido pela Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases.

O evento teve como objetivo ampliar a reflexão sobre o processo de Documentação Pedagógica à luz do Currículo da Cidade, da atualização curricular da Educação Infantil e do compartilhamento de práticas.

Durante o credenciamento, alunos do 2º e 9º ano da EMEF CEU Inácio Monteiro fizeram o acolhimento dos presentes com poesia ao pé do ouvido e truques de mágicas. A Coordenadora Pedagógica Elisângela Marcelino Santos Silva e a Assistente de Direção Silvia Aguiar de Freitas acompanharam os estudantes e fizeram agradecimentos às professoras Elisabete Souto, Elena Elisabete Franzolin e Gracielli Aparecida da Silva Sales e à equipe gestora da Unidade.

A abertura do evento contou com apresentação do grupo “3ª idade – Estrelas do Inácio”, seguida de uma leitura deleite do conto “Escola de Chuva”, de James Rumford, realizada por Renata de Oliveira Ramos, membro do Núcleo de Educação Infantil da DIPED.

Logo depois, Roberta Cunha Moura, membro do Núcleo de Educação Infantil da DIPED, chamou ao palco os educadores representantes do CEI Jocelyne Guimarães Fernandes de Mello para darem início aos relatos de prática, que tiveram foco nos fazeres docentes e registros.

De acordo com Roberta, “a formação permanente deverá gerar modalidades que ajudem o professorado a descobrir sua teoria, organiza-la, fundamenta-la, revê-la e destruí-la. Ou, construí-la de novo, e, nesse sentido, realizar intercâmbio de práticas. Essa é uma das formas de potencializar o processo de formação”.

Lista dos relatos de prática apresentados:

1º relato de prática – CEI Jocelyne Guimarães Fernandes de Mello – Educadores Marcelo da Cruz Santos e Lindsay Vicente Siqueira;

2º relato de prática – EMEI Carlota Pereira de Queiróz – Educadora Josy (sobrenome) e Coordenadora Pedagógica Paloma Brito;

3º relato de prática – CEI Jardim São Jorge – Educadora Simone Santos Silva;

4º relato de prática – CEU EMEF Joel Fernandes – Coordenadora Alana Micaela Fornaza.

Em meio aos relatos, houve um intervalo para prestígio do acolhimento musical do CEI Jesus Rei III, realizado pela Diretora Keyla Lemos Duarte, que cantou músicas com mensagens que remetem à infância.

Os presentes ainda puderam contar com a presença de Maria Helena Pelizon, assessora da área de Currículo da Secretaria Municipal de Educação (SME), que falou sobre a importância do currículo, dos registros de práticas das Unidades Educacionais como instrumento de reflexão e fez comentários acerca dos relatos realizados a fim de articular com a proposta curricular da Rede Municipal de Ensino (RME).

“Agradecemos a todos presentes por entenderem a importância dos momentos formativos, e que em cada formação possamos adentrar as Unidades Educacionais pensando em novas possibilidades para garantir a Educação Pública de qualidade, a qual os bebês e crianças têm direito”, finalizou Roberta.

Clique aqui para acessar o álbum de fotos

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação