Notícias

DRE Guaianases promove formação sobre PANCs

Atividade faz parte do Projeto Hortas Pedagógicas

Publicado em: 17/05/2018 10h57 | Atualizado em: 30/11/2020

DREGuaianases_740_x_430.jpg

Dia 10 e 11 de maio, no auditório da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, o Núcleo de Alimentação Escolar realizou uma palestra sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), parte integrante do Projeto Hortas Pedagógicas, instituído pela Lei nº 16.140, de março de 2015.

Dentre os objetivos do Projeto, estão apoiar e acompanhar as Unidades Educacionais na implementação e implantação de Hortas Pedagógicas, de forma que atuem como polos de Educação Ambiental e Alimentação Saudável.

Na primeira etapa, houve a formação com Unidades que já desenvolviam trabalhos voltados à temática ou demonstraram interesse. Os participantes adquiriram conhecimento técnico para atuarem como multiplicadores e apoiarem outras escolas.

A formação sobre as PANCs foi coordenada pela estagiária de Agronomia Virginia Silva, que realiza cursos e oferece apoio técnico aos profissionais das Unidades, sob supervisão do Engenheiro Agrônomo da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), Bruno Otávio Teixeira Mendes.

“Conforme o Projeto, a DRE apoiou a ideia de construir uma horta experimental no CEFAI. O intuito é realizar cursos no auditório e os participantes utilizarem a horta como instrumento para a prática do cultivo”, destacou Virginia.

O encontro teve como finalidade oferecer uma instrução específica sobre esse tipo de plantas, desconhecidas por muitos, e que são fontes ricas de nutrientes essenciais à saúde humana. Foram apresentadas diversas curiosidades sobre as PANCs e algumas particularidades, como o cultivo, benefícios e propriedades nutricionais, incentivando, assim, a melhor utilização da biodiversidade.

“É de grande interesse que a DRE continue com o Projeto, para que, junto aos educadores, se ampliem as reflexões sobre a biodiversidade, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirma Eliane da Silva Schawirin, Co-gestora de Alimentação Escolar.

Clique aqui para ver algumas fotos da Formação

Acesse aqui o material utilizado

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes da Imprensa Jovem realizando uma entrevista ao ar livre. Em primeiro plano, uma estudante segura um microfone próximo a outra estudante, que está de costas. Ao fundo, outro estudante registra a atividade com uma câmera fotográfica. Os jovens usam coletes laranja e azul, identificados como integrantes da Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro 

Publicado em: 04/09/2026 6h06 - em Educomunicação

Encontro Entrenós

Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar 

Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Publicado em: 04/09/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mulher negra, de cabelos longos e pretos, usando um vestido vermelho e sorrindo enquanto segura, com as duas mãos, a honraria recebida pelo Prêmio Intelectualidade Amefricana. Ao fundo, aparecem bandeiras de diferentes países e uma bandeira azul.

Pesquisa rende Prêmio Intelectualidade Amefricana a diretora da Rede Municipal 

Publicado em: 04/09/2026 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório repleto de pessoas assistindo a uma palestra com 4 pessoas no palco e um telõa com 3 fotografias de pessoas do lado esquerdo.

SME realiza Jornada de Educação Bilíngue de Surdos

Publicado em: 04/09/2026 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.696