Notícias
DRE Guaianases promove ações comemorativas do Setembro Azul
Atividades organizadas pelas equipes do CEFAI e da DIPED
Publicado em: 27/09/2018 12h54 | Atualizado em: 30/11/2020As comemorações do “Setembro Azul” deste ano, promovidas pela Diretoria Regional de Educação Guaianases (DRE-G), tiveram início no dia 3 de setembro.
O IV Encontro em comemoração do Setembro Azul/DRE-G foi realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul. O evento teve entre seus objetivos o de promover a valorização e o reconhecimento da cultura surda, celebrar a regulamentação da Libras no Brasil, registrada na Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e no Decreto nº 5.626/2005, impulsionar a circulação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e valorizar as conquistas da comunidade surda local.
O público, formado por estudantes, professores, equipes gestoras, equipes de apoio, intérpretes e instrutores, supervisores, pais e responsáveis, foi acolhido no foyer e encaminhado ao auditório, onde Igor Fernando, membro da Divisão dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (DICEU), realizou uma apresentação musical.
Logo depois, a instrutora Viviane Aparecida Santos palestrou sobre o significado do Setembro Azul, seguida pela contação da história “O Fantasma Amarelo”, feita por Bruna Sousa e Soraya Tuqui.
Na sequência, aconteceram apresentações dos estudantes. O aluno Dhiogo Souza Macedo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antonio D’ávila, declamou um poema, seguido de uma apresentação musical da turma de 1º ano. Por fim, estudantes da EMEF Idêmia de Godoy realizaram um teatro musical.
Antes de iniciar a cerimônia de encerramento, Tatiana Milanez, membro do CEFAI e Onézio Cruz, da DICEU, apresentaram o personagem Vladi, um garoto surdo de 8 anos que deseja propagar a língua e mostrar que os surdos são capazes de exercer qualquer atividade. Ele foi criado pelo CEFAI em parceria com a DICEU da DRE-G para representar o projeto bilíngue.
Para encerrar, as equipes organizadoras, juntamente com a equipe de gestão, agradeceram a presença de todos e apresentaram um vídeo de homenagem a todas as crianças.
Próximas ações – Setembro Azul:
Data: 24/09/2018
Local: EMEF Dias Gomes
Horário: 14h
Data: 26/09/2018
Local: CEFAI Guaianases
Horário: 13h30
Clique aqui para acessar o álbum de fotos do evento
Notícias Mais Recentes
Bom de Prova
Atenção ao SGP, gestores e professores, no registro da participação dos estudantes nas avaliações externas
CEU e COCEU
Turismo de aventura chega ao CEU Alvarenga nos dias 11 e 12 de outubro
Secretaria Municipal de Educação
SME abre processo seletivo para Coordenador(a) de Polo de Formação nos CEUs
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Programa Mães Guardiãs fortalece mulheres e transforma realidades na rede municipal
Secretaria Municipal de Educação
Rede UniCEU: estão abertas as inscrições para pós-graduação Educação em Direitos Humanos em 6 polos dos CEUS
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
CEU Cidade Dutra está com inscrições abertas para o PIÁ com encontros de multilinguagem
Relacionadas

Atenção ao SGP, gestores e professores, no registro da participação dos estudantes nas avaliações externas
Publicado em: 09/10/2025 1h00 - em Bom de Prova

Turismo de aventura chega ao CEU Alvarenga nos dias 11 e 12 de outubro
Publicado em: 09/10/2025 12h35 - em CEU e COCEU

SME abre processo seletivo para Coordenador(a) de Polo de Formação nos CEUs
Publicado em: 08/10/2025 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Programa Mães Guardiãs fortalece mulheres e transforma realidades na rede municipal
Publicado em: 07/10/2025 1h11 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Rede UniCEU: estão abertas as inscrições para pós-graduação Educação em Direitos Humanos em 6 polos dos CEUS
Publicado em: 07/10/2025 11h46 - em Secretaria Municipal de Educação