Notícias

DRE Guaianases promove 2ª Jornada da Academia Estudantil de Letramento Matemático com participação de professores e estudantes

Evento será nesta quinta-feira (21) no CEU Água Azul com relatos de práticas que unem o ensino da matemática e das relações étnico-raciais

Publicado em: 20/09/2023 12h05 | Atualizado em: 20/09/2023
Fotografia de diversos materiais educativos matemáticos

A Diretoria Regional de Educação – DRE Guaianases vai promover nesta quinta-feira (21) a 2ª Jornada da Academia Estudantil de Letramento Matemático (AELMA) no CEU Água Azul, das 8h às 17h30. O evento contará com a participação de professores e estudantes do território. A programação inclui apresentações culturais, exposições, oficinas e relatos de práticas que unem o ensino da matemática e das relações étnico-raciais.

O objetivo é promover troca de experiências, integração e protagonismo estudantil. Os relatos de práticas incluem: jogos de origem africana e indígena, poemas, produção de pipas etc. Também serão expostos banners com os projetos desenvolvidos pelas unidades educacionais. As apresentações culturais serão de flauta, carimbo, cantigas africanas e muito mais.

Academia Estudantil de Letramento Matemático (AELMA)

Foi criada em agosto de 2022 com encontros mensais dos docentes para sugerir e debater propostas pedagógicas diferenciadas no ensino da matemática baseadas nas orientações do Currículo da Cidade de educação antirracista, povos indígenas e migrantes.

Tudo de forma lúdica para estimular a participação dos alunos na produção de conhecimento dentro dos eixos estruturantes do Currículo da Cidade de Matemática.

As atividades incluem jogos, teatro, música, sarau, poesia, pesquisas, leitura de texto e muito mais. O objetivo é aproximar estudantes e docentes da matemática de maneira descomplicada e interdisciplinar. Atualmente 28 unidades e 64 professores participam da iniciativa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com uma paisagem japonesa com o texto

Bolsas de estudos do Governo do Japão para professores da Rede Municipal

Publicado em: 12/02/2026 12h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Escolas da Rede Municipal iniciam processo eleitoral para os Grêmios Estudantis

Publicado em: 12/02/2026 10h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de 4 mulheres sentadas em cadeiras. Três delas são estudantes do Programa Imprensa Jovem que entrevistam a escritora Heloisa Schurmann.

CEU Vila Curuçá recebe escritora Heloisa Schurmann em bate-papo sobre preservação dos oceanos

Publicado em: 11/02/2026 5h00 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Tamanho Portal (31)

Planejamento Estratégico mobiliza a Rede Municipal na construção coletiva de metas e estratégias

Publicado em: 11/02/2026 4h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Portal (30)
«1 2 3 1.625