Notícias

DRE Guaianases promove 2ª Jornada da Academia Estudantil de Letramento Matemático com participação de professores e estudantes

Evento será nesta quinta-feira (21) no CEU Água Azul com relatos de práticas que unem o ensino da matemática e das relações étnico-raciais

Publicado em: 20/09/2023 12h05 | Atualizado em: 20/09/2023
Fotografia de diversos materiais educativos matemáticos

A Diretoria Regional de Educação – DRE Guaianases vai promover nesta quinta-feira (21) a 2ª Jornada da Academia Estudantil de Letramento Matemático (AELMA) no CEU Água Azul, das 8h às 17h30. O evento contará com a participação de professores e estudantes do território. A programação inclui apresentações culturais, exposições, oficinas e relatos de práticas que unem o ensino da matemática e das relações étnico-raciais.

O objetivo é promover troca de experiências, integração e protagonismo estudantil. Os relatos de práticas incluem: jogos de origem africana e indígena, poemas, produção de pipas etc. Também serão expostos banners com os projetos desenvolvidos pelas unidades educacionais. As apresentações culturais serão de flauta, carimbo, cantigas africanas e muito mais.

Academia Estudantil de Letramento Matemático (AELMA)

Foi criada em agosto de 2022 com encontros mensais dos docentes para sugerir e debater propostas pedagógicas diferenciadas no ensino da matemática baseadas nas orientações do Currículo da Cidade de educação antirracista, povos indígenas e migrantes.

Tudo de forma lúdica para estimular a participação dos alunos na produção de conhecimento dentro dos eixos estruturantes do Currículo da Cidade de Matemática.

As atividades incluem jogos, teatro, música, sarau, poesia, pesquisas, leitura de texto e muito mais. O objetivo é aproximar estudantes e docentes da matemática de maneira descomplicada e interdisciplinar. Atualmente 28 unidades e 64 professores participam da iniciativa.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.461