Notícias

DRE Guaianases comemora 15 anos dos CEIs na Educação

Atividade aconteceu no CEU Inácio Monteiro

Publicado em: 24/08/2017 17h33 | Atualizado em: 30/11/2020

seminario_Cei_dre_g_740_x_430.jpg

Nos dias 16 e 17 de agosto, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases comemorou os 15 anos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) na Educação, com a realização do Seminário “CEI 15 anos SME: escutar, observar, interpretar e documentar os saberes dos bebês e crianças”.

O objetivo principal do seminário foi resgatar o percurso da transição das creches para a Educação e apresentar registros de Educadores da primeira infância, que tornam visíveis os saberes, interesses, necessidades e curiosidades de bebês e crianças.

16 de agosto
Os participantes foram acolhidos com uma exposição de fotos e instalações retratando diversas vivências nas Unidades da região. Logo depois, o evento contou com a presença dos estudantes da EMEF João Ribeiro de Barros, acompanhados do professor Gerson, em uma apresentação de canto e violão. Na sequência, a Diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Ester Marques de Paula Dionísio, e a Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, cumprimentaram os presentes e abriram oficialmente o Seminário.

Foram compartilhados relatos das Professoras de Educação Infantil (PEIs) Gisely de Lima Souza Collistock e Edna Sales Alves, que vivenciaram o período de transição dos CEIs da Secretaria de Assistência Social (SAS) para a Secretaria Municipal de Educação (SME), na função de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs).

17 de agosto
O segundo dia do Seminário iniciou-se com uma apresentação das crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) CEU Inácio Monteiro, que dançaram ao som de “Espantalho”, do cantor Fagner. Logo após, um grupo de crianças do CEI Santa Rita, em parceria com uma mãe da comunidade, realizou uma contação de história, resultado de um projeto desenvolvido na Unidade Educacional.

Em seguida, foi apresentada a primeira mesa de debates com o tema “A relação família e escola”, com relatos de práticas dos CEIs Marielcia Florêncio de Morais, Dom Luciano Mendes de Almeida e Verbo da Vida.

O período da manhã foi finalizado com a segunda mesa, cuja temática foi “Relação de gênero – o Educador no CEI” e contou com a contribuição da Profª. Draª. Rosângela Ferreira de Souza Queiroz, membro da DIPED Guaianases, que realizou a mediação a partir dos relatos dos professores Mario Serri Neto e Milson Almeida, do CEI Mário Pereira Costa.

Participaram do encontro professores de Educação Infantil, Coordenadores Pedagógicos, pais, crianças e equipes da DRE Guaianases.

Acesse o Flickr da DRE Guaianases para ver as fotos do Seminário.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301