Notícias

DRE Guaianases apresenta Plano Regional de Educação

Documento atende à meta 13 do Plano Municipal de Educação

Publicado em: 09/01/2019 15h40 | Atualizado em: 30/11/2020
principal_planoreg_dreg_740x430.jpg

A Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases apresentou, no dia 30 de novembro, em evento realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul, o texto final do Plano Regional de Educação, atendendo ao disposto na meta 13 do Plano Municipal de Educação (Lei nº 16.271, de 17 de setembro de 2015).

Os convidados foram acolhidos com uma apresentação musical feita pelo professor Igor Fernando da Costa Cavalcante, da Divisão dos Centros Educacionais Unificados e Educação Integral (DICEU), e puderam apreciar uma exposição de fotografias do Supervisor Escolar Ivan Oliveira Moutinho. A atividade contou, ainda, com apresentações culturais com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) realizadas por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) CEU Água Azul.

O evento contou com a participação de representantes das Unidades Educacionais e de equipes da DRE. Profissionais que participaram ativamente da elaboração do Plano deram depoimentos destacando a importância da construção coletiva e do comprometimento com as metas e estratégias estabelecidas no documento. Edson Luis Amario, Diretor da (EMEF) Antonio D’Ávila e ex-Diretor Regional, destacou a relevância de se ter um Plano com vigência de dez anos e que perpasse questões políticas e de gestão. “Os governos vêm e vão. Mas nós, servidores públicos, permanecemos. E caberá a nós a execução desse Plano”, disse Edson.

Processo de elaboração

No ano de 2016, de agosto a dezembro, foram realizados nove Encontros Regionais de Educação no CEU Inácio Monteiro. Divididos em “temáticos” e “gerais”, os encontros oportunizaram reflexões sobre questões relevantes na Educação e estimularam a realização de debates e a apresentação de propostas para a região. Como produto dessas discussões, foi elaborado um relatório com sínteses dos temas abordados e das propostas apresentadas.

Em maio de 2017, a Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, retomou o processo de construção do Plano ao realizar uma reunião de orientação, no CEU Jambeiro, ocasião em que as etapas já percorridas foram retomadas e as Unidades Educacionais motivadas a revisitar as propostas discutidas em 2016 e a produzir novas reflexões conforme as necessidades atuais do território.

A partir desse movimento e em consonância com a Portaria nº 8.821, de 28 de dezembro de 2016, foi criado o Comitê Regional, que passou a coordenar os trabalhos. As Unidades Educacionais realizaram novas discussões envolvendo seus profissionais e colegiados e enviaram novas propostas (metas e estratégias regionais), que foram analisadas pelos membros do comitê.

Após várias reuniões do comitê, novos encontros ampliados foram realizados:

– 02/10 – CEU Água Azul; 
– 16/10 – Escola Técnica de Saúde Pública – Profº Makiguti.

Em 13 de novembro foi realizada a Plenária Final, no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (CFCCT), em que todas as propostas foram analisadas e aprovadas. A dinâmica dessa atividade contou com credenciamento dos delegados representantes das Unidades Educacionais e dos demais colegiados, aprovação do Regimento Interno, discussão das metas e estratégias em grupos, discussão e aprovação em plenária, com aprovação do texto final do Plano.

Para a Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, “esse momento tem muita importância para a região, pois produzimos um Plano que ultrapassa gestões. Esse documento precisa estar nas mãos de todos os envolvidos com Educação nos territórios de Guaianases, Lajeado e Cidade Tiradentes. É nossa tarefa partilhá-lo e colocar suas metas em prática”.

Clique aqui acessar o álbum de fotos do evento

Acesse aqui o documento final do Plano Regional de Educação

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212