Notícias

DRE Freguesia promove segunda reunião de organização escolar 2016

O evento contou com palestra da Secretária de Educação de Santo André e Prof. da USP, Selma Rocha, e orientações para 2016

Publicado em: 04/02/2016 16h05 | Atualizado em: 30/11/2020

No dia 02 de fevereiro, ocorreu a segunda reunião da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/Brasilândia, juntamente com os supervisores, diretores e coordenadores das unidades de ensino da região. A Diretora Regional de Educação, Eliana Pereira foi a responsável pela abertura do encontro, que aconteceu no auditório da Universidade Paulista (UNIP) Marquês.

Logo em seguida, iniciou-se a palestra da Secretária de Educação de Santo André e Professora de História da USP, Selma Rocha, que defendeu a cultura como promoção da igualdade social, onde o conhecimento é uma ferramenta insubstituível de emancipação. Selma também criticou os conceitos de meritocracia, no qual, segundo ela, “é uma oligarquia dos talentos, na qual a coletividade é suprimida, pois onde há competição não há cooperação”. Após a palestra, o Professor Marcio Masella, Doutor em Currículo pela PUC-SP, fez a mediação de uma mesa de perguntas e respostas com os educadores presentes.

O encontro contou com a visita do Prefeito Fernando Haddad e do Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, que salientou a importância do amor pela profissão como algo determinante. Já o Prefeito destacou o respeito conquistado pelas unidades de ensino municipais nos últimos anos, e que o conceito de bairro está sendo mudado com a implementação dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), que garante a oportunidade dos moradores de terem acesso à cultura e lazer (cinema, teatro, biblioteca, etc.), sem precisar se deslocar de seus respectivos bairros. Ainda de acordo com o Prefeito, até janeiro de 2017, a cidade terá um total de 60 CEUs, sendo 15 novos.

Participaram também do evento a Secretária-Adjunta Municipal de Educação, Emília Cipriano e a Diretora de Assessoria Técnica de Planejamento (ATP), Lourdes Pascoalleto. Por fim, a Diretora da Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica Educação de Jovens e Adultos (DOT-EJA), Lívia Maria Antongiovanni, a Diretora de Programas Especiais da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/Brasilândia, Cristina Benedicte, a Supervisora Técnica, Maria Áurea e o Diretor de Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica (DOT-P), Cesar Nascimento, fizeram algumas ponderações sobre as Orientações para o Planejamento 2016.

Clique aqui e confira a Galeria de Imagens do evento

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Card de divulgação do Seminário Juntos pela Aprendizagem. Sobre fundo azul-escuro, há o logotipo do seminário e, na parte inferior esquerda, o texto: “Educação Especial Inclusiva – Acessibilidade Curricular e Práticas Anticapacitistas: da reflexão à ação”. À direita, o fundo apresenta faixas curvas em diferentes tons de azul.

Juntos pela Aprendizagem promove seminário sobre Educação Especial Inclusiva 

Publicado em: 14/09/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher com cmiseta branca em uma mesa dialoga e faz sinais com a mão

Educação paulistana fortalece integridade e transparência na gestão

Publicado em: 11/09/2026 4h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma senhora negra, ela usa óculos, sorri e segura um lápis escrevendo em uma folha. Ela usa blazer preto risca de giz e blusa grafite.

SME abre inscrições para professores que desejam atuar nos CIEJAs em 2027

Publicado em: 11/09/2026 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com duas fotografias com cartazes e objetos decorativos.

Escolas municipais definem ações para melhorar atendimento na Educação Infantil 

Publicado em: 10/09/2026 4h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Escritores destacam papel dos professores na formação de leitores

Escritores destacam papel dos professores na formação de leitores

Publicado em: 10/09/2026 3h15 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.697