Notícias

DRE Butantã promove 15ª Semana de Alfabetização de Jovens e Adultos MOVA–SP e EJA

Evento buscou refletir sobre as relações humanas visando o combate à violência

Publicado em: 16/11/2017 13h47 | Atualizado em: 30/11/2020

Butata_MOVA_Sp_740_x_430.jpg

Entre os dias 18 e 19 de setembro, aconteceu no teatro do Centro Educacional Unificado (CEU) Butantã a 15ª Semana de Alfabetização de Jovens e Adultos MOVA–SP e EJA 2017. Nesta edição, o tema escolhido foi “A alfabetização de jovens e adultos na sua contemporaneidade e suas complexidades: emancipação e cidadania”.

O objetivo principal da Semana de Alfabetização foi oportunizar espaços de reflexão sobre as relações humanas com vistas a combater todas as formas de violência, preconceito, injustiças e desrespeito à vida humana, como defendia Paulo Freire, pedagogo e filósofo brasileiro.

No primeiro dia, a Dra. Melissa Eliakim – Analista Jurídica do Ministério Público – GEVID, em parceria com integrantes do Grupo de Empoderamento Feminino, Cultura e Extensão da USP, ministrou uma palestra que abordou a Lei da Maria da Penha e as atitudes para a paz.

No dia 19, os estudantes participaram da palestra sobre Segurança Alimentar e Nutricional com a palestrante Ana Soraya Nascimento, integrante da Diretoria de Gestão Descentralizada – Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Além disso, ocorreram atividades de integração, como coral, baile e feira gastronômica.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada lendo.
No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
«1 2 3 1.643