Notícias

Dramaturgo Walcyr Carrasco encontra estudantes da Academia Estudantil de Letras

Evento acontece na Academia Paulista de Letras e conta com a participação de 350 crianças e jovens

Publicado em: 16/11/2017 16h30 | Atualizado em: 30/11/2020

Dramaturgo_Walcyr_Carrasco_encontra_estudantes_da_AEL_740_x_430.jpg

No próximo dia 28 de setembro, 350 estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) terão a oportunidade de participar do “Hoje é dia de Walcyr Carrasco”. A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Academia Paulista de Letras (APL) e contará com a presença do conhecido dramaturgo que dá nome ao evento.

Na programação, oito apresentações feitas por crianças e jovens de oito unidades escolares que possuem projetos de Academia Estudantil de Letras (AEL). Alusões, adaptações e apresentações sobre a vida e obra do dramaturgo e escritor serão realizadas pelos estudantes.

Carrasco é patrono de duas AELs já instituídas na Rede Municipal de Ensino (RME), na EMEF Danylo Jose Fernandes, em Itaquera, e na EMEF Professor Antonio D’Ávila, em Guaianases. Com frequência, ele também é escolhido como “amigo literário” – espécie de escritor/inspirador – de muitos estudantes.

O evento marca a tradição de anualmente homenagear um escritor contemporâneo e um gênero literário. Em 2017, a Literatura Dramática e Walcyr Carrasco são os escolhidos. A ação também garante um dos princípios do Projeto AEL, o de propiciar, aos estudantes, encontros com escritores renomados na Academia Paulista de Letras ou em outros espaços literários na cidade de São Paulo. Em 2016, a homenageada foi Lygia Fagundes Telles.

Academia Estudantil de Letras – propicia aos estudantes um espaço de leitura que explora a função humanizadora da literatura, sensibilizando, provocando reflexões e favorecendo o exercício do protagonismo infantojuvenil e adulto. Dentro da dinâmica do projeto, os alunos escolhem um autor da literatura para representar na Academia, fazem pesquisas e realizam seminários sobre os seus amigos literários, assistem a palestras de poetas, escritores e artistas convidados.

Atualmente, a RME possui 3.400 estudantes acadêmicos distribuídos em 118 AELs. Destas, 67 academias já foram fundadas e batizadas com nomes de importantes escritores, como Cecília Meireles, Machado de Assis, Clarice Lispector, Jorge Amado, Daniel Munduruku, Maurício de Sousa e Sergio Vaz. Os outros 51 projetos já estão em funcionamento e em processo de fundação.

Serviço:

“Hoje é dia de Walcyr”
Data: 28 de setembro de 2017
Horário: das 14h às 18h
Local: Academia Paulista de Letras – APL
Largo do Arouche, 324.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.
Professora de Educação Infantil sentada no chão da sala com cinco bebês sentados a sua volta brincando.

SME faz nova convocação de aprovados em concurso

Publicado em: 22/09/2022 5h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo em mosaico colorido em tons de lilás, azul e verde, onde se lê
Imagem com fundo azul, três faixas no canto esquerdo nas cores rosa, azul e verde, no centro está escrito IV EducaPenha.

DRE Penha realiza IV EducaPenha

Publicado em: 21/09/2022 6h59 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra pessoas sentadas em cadeiras de auditório. Elas estão olhando para frente, para o palco, onde há um homem de pé, segurando um microfone, que está falando enquanto olha para uma apresentação de slide, onde se lê: “Será que eu fiz certo?” na cor vermelha. Abaixo contém o texto: “Na dúvida, pergunte, consulte os colegas, os estudantes. Estude, retome a teoria. Refaça, volte ao começo. E faça outra vez. A prática é fundamental para o desenvolvimento, evolução”, que está escrito na cor preta.
1 2 3 1.283