Notícias

Dramaturgo Walcyr Carrasco encontra estudantes da Academia Estudantil de Letras

Evento acontece na Academia Paulista de Letras e conta com a participação de 350 crianças e jovens

Publicado em: 16/11/2017 16h30 | Atualizado em: 30/11/2020

Dramaturgo_Walcyr_Carrasco_encontra_estudantes_da_AEL_740_x_430.jpg

No próximo dia 28 de setembro, 350 estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) terão a oportunidade de participar do “Hoje é dia de Walcyr Carrasco”. A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Academia Paulista de Letras (APL) e contará com a presença do conhecido dramaturgo que dá nome ao evento.

Na programação, oito apresentações feitas por crianças e jovens de oito unidades escolares que possuem projetos de Academia Estudantil de Letras (AEL). Alusões, adaptações e apresentações sobre a vida e obra do dramaturgo e escritor serão realizadas pelos estudantes.

Carrasco é patrono de duas AELs já instituídas na Rede Municipal de Ensino (RME), na EMEF Danylo Jose Fernandes, em Itaquera, e na EMEF Professor Antonio D’Ávila, em Guaianases. Com frequência, ele também é escolhido como “amigo literário” – espécie de escritor/inspirador – de muitos estudantes.

O evento marca a tradição de anualmente homenagear um escritor contemporâneo e um gênero literário. Em 2017, a Literatura Dramática e Walcyr Carrasco são os escolhidos. A ação também garante um dos princípios do Projeto AEL, o de propiciar, aos estudantes, encontros com escritores renomados na Academia Paulista de Letras ou em outros espaços literários na cidade de São Paulo. Em 2016, a homenageada foi Lygia Fagundes Telles.

Academia Estudantil de Letras – propicia aos estudantes um espaço de leitura que explora a função humanizadora da literatura, sensibilizando, provocando reflexões e favorecendo o exercício do protagonismo infantojuvenil e adulto. Dentro da dinâmica do projeto, os alunos escolhem um autor da literatura para representar na Academia, fazem pesquisas e realizam seminários sobre os seus amigos literários, assistem a palestras de poetas, escritores e artistas convidados.

Atualmente, a RME possui 3.400 estudantes acadêmicos distribuídos em 118 AELs. Destas, 67 academias já foram fundadas e batizadas com nomes de importantes escritores, como Cecília Meireles, Machado de Assis, Clarice Lispector, Jorge Amado, Daniel Munduruku, Maurício de Sousa e Sergio Vaz. Os outros 51 projetos já estão em funcionamento e em processo de fundação.

Serviço:

“Hoje é dia de Walcyr”
Data: 28 de setembro de 2017
Horário: das 14h às 18h
Local: Academia Paulista de Letras – APL
Largo do Arouche, 324.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Uma mãe amamentando uma bebê
Imagem com fundo verde onde se lê 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP - IMPA - Somando novos talentos para o Brasil
Whatsapp Image 2023 02 01 At 12.13.21

Reunião de Organização Inicial 2023

Publicado em: 02/02/2023 12h23 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs
Foto da reunião de planejamento

SME recebe entidades sindicais para diálogo das ações de 2023

Publicado em: 01/02/2023 11h03 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.311