Notícias
Dramaturgo Walcyr Carrasco encontra estudantes da Academia Estudantil de Letras
Evento acontece na Academia Paulista de Letras e conta com a participação de 350 crianças e jovens
Publicado em: 16/11/2017 16h30 | Atualizado em: 30/11/2020No próximo dia 28 de setembro, 350 estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) terão a oportunidade de participar do “Hoje é dia de Walcyr Carrasco”. A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Academia Paulista de Letras (APL) e contará com a presença do conhecido dramaturgo que dá nome ao evento.
Na programação, oito apresentações feitas por crianças e jovens de oito unidades escolares que possuem projetos de Academia Estudantil de Letras (AEL). Alusões, adaptações e apresentações sobre a vida e obra do dramaturgo e escritor serão realizadas pelos estudantes.
Carrasco é patrono de duas AELs já instituídas na Rede Municipal de Ensino (RME), na EMEF Danylo Jose Fernandes, em Itaquera, e na EMEF Professor Antonio D’Ávila, em Guaianases. Com frequência, ele também é escolhido como “amigo literário” – espécie de escritor/inspirador – de muitos estudantes.
O evento marca a tradição de anualmente homenagear um escritor contemporâneo e um gênero literário. Em 2017, a Literatura Dramática e Walcyr Carrasco são os escolhidos. A ação também garante um dos princípios do Projeto AEL, o de propiciar, aos estudantes, encontros com escritores renomados na Academia Paulista de Letras ou em outros espaços literários na cidade de São Paulo. Em 2016, a homenageada foi Lygia Fagundes Telles.
Academia Estudantil de Letras – propicia aos estudantes um espaço de leitura que explora a função humanizadora da literatura, sensibilizando, provocando reflexões e favorecendo o exercício do protagonismo infantojuvenil e adulto. Dentro da dinâmica do projeto, os alunos escolhem um autor da literatura para representar na Academia, fazem pesquisas e realizam seminários sobre os seus amigos literários, assistem a palestras de poetas, escritores e artistas convidados.
Atualmente, a RME possui 3.400 estudantes acadêmicos distribuídos em 118 AELs. Destas, 67 academias já foram fundadas e batizadas com nomes de importantes escritores, como Cecília Meireles, Machado de Assis, Clarice Lispector, Jorge Amado, Daniel Munduruku, Maurício de Sousa e Sergio Vaz. Os outros 51 projetos já estão em funcionamento e em processo de fundação.
Serviço:
“Hoje é dia de Walcyr”
Data: 28 de setembro de 2017
Horário: das 14h às 18h
Local: Academia Paulista de Letras – APL
Largo do Arouche, 324.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS
Secretaria Municipal de Educação
Cerca de 1.500 estudantes da rede municipal participam de evento sobre tecnologias
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria abre rodada de diálogo com diretores convocados para formação
Secretaria Municipal de Educação
Entenda os critérios para a seleção das 25 escolas prioritárias
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria lamenta conduta de sindicalistas em reunião
Relacionadas

Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores
Publicado em: 04/06/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS
Publicado em: 03/06/2025 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Cerca de 1.500 estudantes da rede municipal participam de evento sobre tecnologias
Publicado em: 03/06/2025 5h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretaria abre rodada de diálogo com diretores convocados para formação
Publicado em: 03/06/2025 10h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Entenda os critérios para a seleção das 25 escolas prioritárias
Publicado em: 03/06/2025 9h53 - em Secretaria Municipal de Educação