Notícias
“Do Coisário ao Relicário”
Exposição com objetos da comunidade da EMEI Gabriel Prestes é realizada no Museu da Cidade de São Paulo
Publicado em: 20/09/2017 11h10 | Atualizado em: 30/11/2020
Em parceria com o núcleo educativo do Museu da Cidade de São Paulo – Chácara Lane, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gabriel Prestes constrói uma exposição que valoriza a memória e a cultura familiar ao utilizar objetos que pertencem às famílias dos estudantes e educadores da escola. Intitulada como “Do Coisário ao Relicário”, a ideia é inspirada numa exposição com o mesmo nome, realizada no Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro (MAC-RIO).
Na exposição do Rio de Janeiro, as peças foram selecionadas por Luiz Guilherme Vergara, profissional experiente em curadoria. Na exposição que acontece na escola, a curadoria dos objetos e artefatos de afeto de cada família foi feita pelas crianças, juntamente com o núcleo educativo do museu.
A ideia de ambas as exposições é a da poética das apropriações com objetos de sentido. Para a unidade escolar, também é uma boa estratégia para se aproximar mais das famílias, além de criar vínculos. Em cada objeto há uma breve descrição criada pela família, que expõe sobre sua importância sentimental.
O diretor da EMEI, João Kleber de Santana Souza, conta que muitos dos alunos matriculados na unidade são imigrantes ou de famílias imigrantes, vindos de países como Equador, Moçambique, Angola, Bolívia, Estados Unidos, Haiti e China. Sendo assim, ele considera de grande importância trabalhar com a memória familiar por meio da perspectiva de que tudo o que é produzido, a forma de ser e viver, fazem parte da cultura. “Os artefatos do cotidiano podem ser obras de arte, dependendo do nosso olhar sobre eles. Além disso, trazer a reflexão de que as coisas que temos em nossas casas podem ser relíquias e objetos da cultura, faz com que a comunidade e seus objetos sejam valorizados”, enfatiza João Kleber.
Outras ações – No mês de agosto, a escola promoveu a festa da cultura popular brasileira e de outros povos do mundo e obteve ampla participação da comunidade na preparação e na programação. Durante o evento, as famílias e crianças também tiveram a oportunidade de fazer uma visita ao Museu Chácara Lane, localizada ao lado da escola, e perceber os seus objetos de pessoais como objetos de arte.
O Museu da Cidade de São Paulo – Chácara Lane fica localizado na Rua da Consolação, 1024 e permanece aberto para visitação das 13h às 18h.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Material e Uniforme: Prefeitura de São Paulo libera crédito no dia 02 de janeiro para os estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Ano letivo na Rede Municipal de Ensino da capital paulista começa no dia 05 de fevereiro
Secretaria Municipal de Educação
SME é destaque em edital de boas práticas do Programa +Iguais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Relacionadas
SME prorroga inscrições para processo seletivo de Coordenador de Polo de Apoio Presencial da Rede UniCEU
Publicado em: 02/07/2024 3h14 - em Ensino Superior
Prefeitura de SP anuncia parceria com a Unicamp para promover ações formativas de Cultura de Paz nas escolas
Publicado em: 02/07/2024 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação
SME abre processo seletivo para atuação em Classes Hospitalares
Publicado em: 01/07/2024 2h37 - em Secretaria Municipal de Educação
SME desenvolve plataforma que dá acesso às documentações da Educação Paulistana
Publicado em: 28/06/2024 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Casa Blanca abre inscrições para a 10ª edição do Festival de Dança
Publicado em: 28/06/2024 11h29 - em Secretaria Municipal de Educação