Notícias

Diversidade étnica e cultural

“Novembro Leituraço” na EMEF Duque de Caxias

Publicado em: 09/12/2016 14h09 | Atualizado em: 30/11/2020

div_duque_caxias_740_x_430.jpg

Na intenção de mesclar dois eventos do calendário escolar, o “Leituraço” e o “Novembro Negro”, a Escola Municipal de Ensinho Fundamental (EMEF) Duque de Caxias promoveu durante o mês de novembro o “Novembro Leituraço”.

A escola, que pertence a Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, envolveu todos os alunos e professores em diversas atividades voltadas para conscientização sobre a diversidade étnica e cultural. “Um mês de reflexão e colaboração em aulas que extrapolam a busca por uma sociedade mais justa”, é assim que a equipe gestora da EMEF Duque de Caxias define como foi o mês de novembro naquela unidade.

Os ciclos de alfabetização e interdisciplinar fizeram a leitura dos livros “Menina bonita do laço de fita”- de Ana Maria Machado e “O mundo do black power de Tayó”- de Kiusam de Oliveira. Também assistiram no laboratório de informática a vídeos destes livros e participaram de oficinas de trabalhos manuais com as personagens. Além disso, fizeram parte do projeto “Tecendo e trançando arte, com manifesto crespo”, em parceria com o SESC Carmo, no qual aprenderam a fazer bandanas e dread nos cabelos.

Os alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) leram contos africanos e notícias de jornais, encerrando o mês com uma aula expandida do tema “ A diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade” .

Confira uma Galeria de Imagens das atividades do “Novembro Leituraço”.

Assista a um vídeo sobre o projeto produzido pela escola. youtu.be/hTUPRm_evkI

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Whatsapp Image 2022 05 26 At 15.53.09
Estudantes se organizando para passeata. Ne frente do grupo, quatro meninas e um menino carregam cartazes com os dizeres

Estudantes da EMEF Almirante Sylvio Heck fazem passeata referente ao Maio Laranja

Publicado em: 25/05/2022 5h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Dia Do Desafio - 25 de maio de 2022
Fotografia

CEU Cidade Dutra recebe etapa presencial de torneio estudantil de esportes eletrônicos

Publicado em: 24/05/2022 4h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte possui fundo azul claro com a imagem de uma menina negra com cabelos soltos. Ela está sorrindo, usa aparelho ortodôntico e veste uma camiseta amarela. No centro está escrito '2ª Feira de Ciências do Instituto Butantan' ao redor figuras que representam Ciências.

2ª Feira de Ciências do Instituto Butantan está com inscrições abertas 

Publicado em: 24/05/2022 1h27 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.240