Notícias

Diretrizes do documento orientador dos NAAPAs são definidos em plenárias

Debate sobre o atendimento das equipes às unidades educacionais e aos serviços da Rede de Proteção Social

Publicado em: 28/04/2016 17h53 | Atualizado em: 04/05/2021

Na quarta, 27 de abril, foi encerrado o primeiro ciclo de plenárias para debate e deliberação das orientações que norteiam o atendimento das equipes dos Núcleos de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA) das Diretorias Regionais de Educação (DRE) às unidades educacionais e aos serviços da Rede de Proteção Social.

As plenárias definiram os textos que orientam quanto aos procedimentos adotados pelos NAAPAs.

Segundo a Assessora Pedagógica das Equipes dos NAAPAs, Biancha Angelucci, no primeiro ciclo, as equipes discutiram e deliberaram sobre os instrumentos e os meios de trabalho. Já no segundo ciclo os debates serão sobre o fluxo do trabalho, ou seja, os possíveis percursos de ação desenvolvidos pelas equipes.

“Salientamos que não se trata de redigir manual, mas de registrar o que já é feito, compartilhar repertórios e apontar diretrizes éticas para a invenção de novas possibilidades. Registro da memória, compartilhamento de possibilidades e posicionamento ético-político; essa é a função dos documentos que vêm sendo produzidos nesta etapa da formação”, ressalta Flávia Shilling, que assessora pedagogicamente as equipes nas discussões.

Para as próximas etapas de construção do documento orientador, serão formados cinco grupos de trabalho, com cerca de dezoito participantes em cada, com representação dos diferentes profissionais que compõem os núcleos nas DREs. Esses grupos serão divididos nos seguintes temas: Portas de entrada, Desenvolvimento da ação, Processo de finalização da ação do Naapa, Registro do Naapa e Avaliação da ação do NAAPA.

Construção Democrática – O documento orientador vem sendo construído coletivamente pelas equipes dos NAAPAs das DREs desde janeiro de 2016. Ele norteará e também traçará diretrizes para o que tange os Processos de Trabalho e Atribuição das Classes Profissionais.

“Para garantir o debate aprofundado e democrático, foi utilizada a metodologia de grupos de trabalho para proposição de alterações, supressões e acréscimos nos textos elaborados. Os apontamentos feitos nos grupos foram levados então para a plenária geral, para serem discutidos texto a texto”, disse Renata Brandstatter, da equipe técnica do NAAPA na SME.

“O exercício democrático realizou-se nas mini-plenárias e plenárias, com o debate de diferentes posições ideológicas e condutas profissionais. O esforço e a elaboração coletiva foram notados na construção das diversas argumentações, réplicas, tréplicas, enfim, o maravilhoso desfrute democrático na construção desta política pública” ressalta Adriana Watanabe, Coordenadora dos NAAPA na SME.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com a vista do palco de um auditório, no palco um grupo de mulheres sorri, ao fundo o auditório está também cheio de mulheres

Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)

Publicado em: 29/04/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com um repórter de TV segurando um microfone da TV Globo, abaixo um letreiro escrito

10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque no telejornal da TV Globo

Publicado em: 28/04/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Meninas Com Livro Nas Mãos
Fotografia mostra pessoas adultas dentro de uma piscina durante aula de hidroginástica no CEU Heliópolis.

SME abre chamamento público para parcerias em atividades de cultura e esporte nos novos CEUs

Publicado em: 28/04/2025 11h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Foto de um estudante negro, com uma mochila vermelha em suas costas.
1 41 42 43 44 45 1.554