Notícias
Diretrizes do documento orientador dos NAAPAs são definidos em plenárias
Debate sobre o atendimento das equipes às unidades educacionais e aos serviços da Rede de Proteção Social
Publicado em: 28/04/2016 17h53 | Atualizado em: 04/05/2021Na quarta, 27 de abril, foi encerrado o primeiro ciclo de plenárias para debate e deliberação das orientações que norteiam o atendimento das equipes dos Núcleos de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA) das Diretorias Regionais de Educação (DRE) às unidades educacionais e aos serviços da Rede de Proteção Social.
As plenárias definiram os textos que orientam quanto aos procedimentos adotados pelos NAAPAs.
Segundo a Assessora Pedagógica das Equipes dos NAAPAs, Biancha Angelucci, no primeiro ciclo, as equipes discutiram e deliberaram sobre os instrumentos e os meios de trabalho. Já no segundo ciclo os debates serão sobre o fluxo do trabalho, ou seja, os possíveis percursos de ação desenvolvidos pelas equipes.
“Salientamos que não se trata de redigir manual, mas de registrar o que já é feito, compartilhar repertórios e apontar diretrizes éticas para a invenção de novas possibilidades. Registro da memória, compartilhamento de possibilidades e posicionamento ético-político; essa é a função dos documentos que vêm sendo produzidos nesta etapa da formação”, ressalta Flávia Shilling, que assessora pedagogicamente as equipes nas discussões.
Para as próximas etapas de construção do documento orientador, serão formados cinco grupos de trabalho, com cerca de dezoito participantes em cada, com representação dos diferentes profissionais que compõem os núcleos nas DREs. Esses grupos serão divididos nos seguintes temas: Portas de entrada, Desenvolvimento da ação, Processo de finalização da ação do Naapa, Registro do Naapa e Avaliação da ação do NAAPA.
Construção Democrática – O documento orientador vem sendo construído coletivamente pelas equipes dos NAAPAs das DREs desde janeiro de 2016. Ele norteará e também traçará diretrizes para o que tange os Processos de Trabalho e Atribuição das Classes Profissionais.
“Para garantir o debate aprofundado e democrático, foi utilizada a metodologia de grupos de trabalho para proposição de alterações, supressões e acréscimos nos textos elaborados. Os apontamentos feitos nos grupos foram levados então para a plenária geral, para serem discutidos texto a texto”, disse Renata Brandstatter, da equipe técnica do NAAPA na SME.
“O exercício democrático realizou-se nas mini-plenárias e plenárias, com o debate de diferentes posições ideológicas e condutas profissionais. O esforço e a elaboração coletiva foram notados na construção das diversas argumentações, réplicas, tréplicas, enfim, o maravilhoso desfrute democrático na construção desta política pública” ressalta Adriana Watanabe, Coordenadora dos NAAPA na SME.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação divulga novos critérios para pagamento do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF)
Alimentação Escolar
SME promove formação sobre Aleitamento Materno para Nutricionistas
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da rede municipal de ensino melhoram em Português e Matemática no Saresp
Secretaria Municipal de Educação
"Ainda Estou Aqui" terá exibição gratuita em 25 CEUs da cidade
Saúde Escolar
Curso de saúde vocal para professores está com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes aprovados na ETEC são homenageados na Câmara Municipal de São Paulo
Relacionadas

SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Publicado em: 20/12/2024 4h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Publicado em: 20/12/2024 4h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Publicado em: 20/12/2024 4h21 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEFs Olegário Mariano e José Amadei promovem aprendizagens com construção de carrinhos de rolimã
Publicado em: 20/12/2024 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Chegou a 8ª Edição da Revista Imprensa Jovem em parceria com a Metodista
Publicado em: 20/12/2024 2h33 - em Educomunicação