Notícias

Diretoria Regional de Educação Guaianases promove reunião de organização inicial para profissionais da educação

Veja como foi

Publicado em: 04/02/2020 14h30 | Atualizado em: 01/10/2021
Imagem mostra teatro do CEU Jambeiro com educadores sentados participando de uma reunião pedagógica.

A Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realizou entres os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro, no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, Reuniões de Organização Interna envolvendo as Equipes Gestoras das Unidades Educacionais.

Rede Direta – 28 e 29/01

No dia 28 de janeiro, a abertura do evento foi realizada pela Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, que destacou as metas e prioridades propostas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), os objetivos de trabalho da DRE Guaianases e a projeção de ações para o ano de 2020. Além disso, apresentou os servidores dos Núcleos e Divisões da DRE e a Equipe de Supervisão Escolar.

Dando prosseguimento à reunião, Lucimeire passou a palavra ao Prof. Dr. Alexandro do Nascimento Santos, da Universidade de São Paulo (USP), convidado especial para ministrar uma palestra aos educadores presentes, cujo tema foi “Gestão Democrática no âmbito da escola pública”.

No período da tarde, a Supervisão Escolar realizou um momento de orientação aos gestores, coordenado pela Supervisora Técnica, Silvia Cristina Herculano. As contribuições tiveram como foco as ações necessárias à organização das Unidades Educacionais no início do ano letivo, tais como Projeto Político Pedagógico (PPP), Projeto Especial de Ação (PEA), Calendário Escolar e Instruções Normativas que regem as diversas ações pedagógico-administrativas.

Já no dia 29, os Núcleos e Divisões da DRE partilharam orientações inerentes a cada setor específico e fornecerem as primeiras informações sobre o planejamento anual.

Participaram desse momento a Divisão Pedagógica (DIPED), o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI), o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA), a Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU), o Núcleo do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF) e também a Supervisão Escolar.

A Diretora da DIPED, Ester Marques de Paula Dionísio, convidou para subir ao palco, a Professora Naide Ribeiro da Penha Melo para apresentar ao público o livro de sua autoria: “A Magia do Meu Mundo Azul”.

A escritora, que atualmente ocupa o cargo de Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Elisa Kauffman Abramovich, apresenta na obra sua experiência com a Educação Especial.

Naide produziu a publicação com base nos registros que fez quando trabalhava com o projeto Arte no Circo, que fazia parte do Programa Mais Educação São Paulo, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) CEU Água Azul.

Um dos participantes, Matheus Teixeira dos Santos, estudante com autismo, foi uma das fontes de inspiração para a obra. O educando e sua família participaram de forma efetiva da produção do livro.

Finalizando as reuniões, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram pactuados cronogramas de vacinações nas Unidades de Educação Infantil, objetivando a prevenção de doenças graves por meio da imunização dos bebês e crianças.

Rede Parceira – 03/02

Imagem mostra mais de 100 educadores sentados no teatro da DRE Guaianases levantando um fôlder utilizado na formação do evento.

Na manhã do dia 3 de fevereiro, Diretores de Escola, Coordenadores Pedagógicos e Mantenedores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Parceira foram recebidos no teatro pela Diretora Regional Educação, Lucimeire Cabral de Santana, que abriu o evento desejando boas vindas ao público.

O encontro teve por objetivo retomar os Princípios e Diretrizes da Educação Infantil e as Metas para o atendimento de bebês e crianças pequenas que estão matriculados nas unidades da Rede Parceira.

Os conteúdos apresentados na reunião foram desenvolvidos considerando as especificidades do trabalho nos Centros de Educação Infantil (CEIs). Participaram do encontro os núcleos e divisões da DRE: DIPED, CEFAI, NAAPA, DICEU e Supervisão Escolar.

Acesse as fotos das Reuniões De Organização Inicial:

Clique aqui para acessar as fotos do dia 28/01/2020.

Clique aqui para acessar as fotos do dia 29/01/2020.

Clique aqui para acessar as fotos do dia 03/02/2020.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300