Notícias
Diretoria Regional de Educação de São Miguel promove evento do OPA! Opinião Participativa
O evento contou com mais de 200 participantes e sete oficinas
Publicado em: 22/09/2019 20h53 | Atualizado em: 04/12/2020No sábado (21) a Diretoria Regional de Educação São Miguel, promoveu a “OPA! Opinião Participativa – Uma Construção Coletiva- Grêmios Estudantis”. O evento teve como objetivo mostrar e fortalecer o trabalho desenvolvido nas Unidades Educacionais, juntamente com GT dos Grêmios Estudantis DRE-MP. Toda a programação aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Raimundo Correia e reuniu mais de 200 pessoas, entre alunos e educadores.
O início contou com apresentação do Slam Revolução, da EMEF Virgílio, com mensagens sobre política, machismo, feminismo e racismo. A abertura contou com a fala do Diretor da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, Jair Sipioni; do Diretor da EMEF anfitriã, Wellington Santos Assis; do GT – OPA!, representado pela professora Melissa Micheletto Pereira Teixeira e João Cury.
As apresentações seguiram com os participantes do Grêmio, mostrando suas chapas e anunciando as propostas para os demais, entre elas estavam as EMEF’s Raimundo Correia, Raul Pilla, Josefa Nicacio de Araujo, Virgílio de Melo Franco e José Bento de Assis. Logo depois, quem estava presente assistiu o documentário “Eleições”, onde os alunos exibiam todo o processo de formação, preparação e votação das chapas. Houve também a apresentação da produtora e das atrizes do filme, juntamente com uma entrevista realizada pela Imprensa Jovem da EMEF João Augusto Breves.
O fechamento da primeira parte foi por conta da Cia de Dança Cléber Guedes. A pausa para o almoço durou cerca de uma hora, e logo após se deu inicio nas oficinas. Entre as oficinas que foram oferecidas aos participantes estão: Jogo de tabuleiro, SLAM , Política e Desigualdade, Diversidade, Aspectos da poética dos Slams: A literatura como espaço de resistência, Cidadania e Direito das Mulheres, Campeonatos Estudantis, Saúde TICs para os Grêmios.
Após as oficinas, ocorreu a apresentação do SLAMER Daniel GTR, que falou da importância da Escola Pública e de sua formação. Na continuidade, uma conversa com o Coletivo de Mulheres representado pela blogueira Bella Cardoso, sobre bullying, nas escolas. Para encerrar o evento, o grupo Batucado composto por alunos e alunas da EMEF José Bento de Assis se apresentou aos participantes.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo
Secretaria Municipal de Educação
Programa Ver e Aprender entrega mais de 66 mil óculos a estudantes da rede municipal de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Profissionais da Educação terão aumento de 5,4% no piso inicial
Educomunicação
Formação em Educomunicação reúne representantes das DREs em espaços culturais e educacionais
Secretaria Municipal de Educação
Cuidado que transforma: Mães Guardiãs fortalecem a educação nas escolas municipais
Diretoria Regional de Educação Butantã
Programa promove oficinas sobre inteligência artificial, habilidades socioemocionais e diversidade
Relacionadas
Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo
Publicado em: 14/05/2026 4h36 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Programa Ver e Aprender entrega mais de 66 mil óculos a estudantes da rede municipal de São Paulo
Publicado em: 14/05/2026 4h06 - em Secretaria Municipal de Educação
Profissionais da Educação terão aumento de 5,4% no piso inicial
Publicado em: 14/05/2026 3h08 - em Secretaria Municipal de Educação
Formação em Educomunicação reúne representantes das DREs em espaços culturais e educacionais
Publicado em: 14/05/2026 12h48 - em Educomunicação
Cuidado que transforma: Mães Guardiãs fortalecem a educação nas escolas municipais
Publicado em: 13/05/2026 1h51 - em Secretaria Municipal de Educação