Notícias

Diálogos com a Rede na DRE Guaianases

Educadores e alunos participam de encontro que promove a gestão democrática das ações da Secretaria Municipal de Educação.

Publicado em: 26/11/2015 14h58 | Atualizado em: 04/05/2021
dialogos_ceu_jambeiro.jpg

O Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro sediou nesta segunda-feira (23) o Diálogos com a Rede com educadores da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases. Cerca de 300 pessoas, entre educadores, alunos e famílias participaram do encontro que promove a gestão democrática das ações da Secretaria Municipal de Educação.

A abertura do evento ficou por conta do professor Igor Fernando e alunos do Coral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Barro Branco II C e da Professora Núbia Cerqueira, Assistente de Direção no CEI Vila Marilena. Alunos e professores cantaram as canções ”Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque, “A Casa”, de Toquinho e “Versos Simples”, composta por Richardson Maia e interpretada pela banda Chimarruts.

Assista a um trecho da apresentação.

Ainda no início do encontro, alunos e professores da EMEF Saturnino Pereira fizeram a entrega de um exemplar do livro Aluno Autor – O Nosso Mundo. Uma publicação que foi escrita de forma coletiva por alunos participantes do projeto Aluno Autor, coordenado pela Professora Fernanda Xavier.

Em seguida, o Diretor Regional de Educação, Edson Luís Amario, e a Secretária Municipal de Educação Adjunta, Emília Cipriano, falaram ao público presente sobre as ações da Rede Municipal de Ensino (RME). Entre os pontos citados estavam as ações implantadas nesta gestão que reverberam os anseios apontados pela Rede em outros momentos do Diálogos da Rede. São elas: a implantação dos Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil Paulistana, os Seminários de Integração do Currículo Articulador, a construção do material para os Ciclos Interdisciplinar e Autoral, Revitalização do EJA, o Núcleo de Apoio e Acompanhamento Para a Aprendizagem, o Canta São Paulo, o Programa Na Mesma Mesa e o Programa São Paulo Integral.

Após as ponderações e questionamentos das pessoas da plateia, o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, se posicionou sobre os assuntos e ressaltou a importância da participação de todos os envolvidos no processo educativo para a construção de políticas públicas para a Educação. Entre outras coisas, ele citou a importante construção do Programa São Integral, que está aberto para consulta pública, até o dia 30 de novembro, no site da São Paulo Aberta. Acesse este link e saiba mais.

No palco também estavam presentes a Diretora de Ensino Fundamental e Médio da Divisão de Orientação Pedagógica (DOT), Fátima Antônio e Cláudia Macedo, Diretora de Suprimentos do Departamento de Alimentação Escolar (DAE).

Participação da Imprensa Jovem – Durante todo Diálogos com a Rede alunos participantes de Projetos Educomunicativos das EMEFs CEU Lajeado e Senador Luis Carlos Prestes participaram fazendo a cobertura fotográfica e questionamentos à equipe da SME.

Diálogos com a Rede – Devolutivas – Iniciativa que teve início no mês de outubro segue nos meses de novembro e dezembro trará a devolutiva das ações realizadas pela SME, após as visitas do Secretário e equipe às 13 Diretorias Regionais de Educação, no primeiro semestre de 2015 e tem como objetivo de ampliar o diálogo entre os diferentes participantes do processo educativo e promover a construção das políticas públicas de Educação numa gestão democrática e participativa.

Confira a Galeria de Imagens

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra uma mão infantil sendo auxiliada pela mão de um adulto

Bolsas de estágio têm aumento de 30% e SME possui 4 mil vagas para contratação

Publicado em: 12/01/2022 2h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211