Notícias

Diálogos com a Rede na DRE Butantã

Encontro faz parte da série de visitas que representantes da SME estão fazendo em todas as regiões da cidade

Publicado em: 19/11/2015 13h32 | Atualizado em: 30/11/2020

chalita_dre_butanta.jpg

Durante a manhã do dia 16 de novembro, aconteceu no auditório do Centro Educacional Unificado (CEU) Butantã o encontro “Diálogos com a Rede”. Esta é a segunda vez que acontece essa rodada de visitas, do Secretário Municipal de Educação e sua equipe, em todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE) do município; as pautas dessas reuniões abordam a apresentação da devolutiva da primeira rodada de visitas, além das escutas das falas das comunidades de cada região.

Estiveram presentes coordenadores pedagógicos, assistentes, diretores, professores, funcionários do quadro de apoio e administrativo, pais, alunos, supervisores escolares, representantes da Diretoria Regional de Educação dos setores da Diretoria de Orientação Técnico-pedagógica (DOT-P), Programas Especiais de Educação Integral e Diretoria de Planejamento.

Compuseram a mesa o Secretario Municipal de Educação, Gabriel Chalita, a Secretária Adjunta, Emilia Cipriano, o Diretor Regional de Educação do Butantã, André Bafume, a Diretora de Orientação Técnica de Ensino Fundamental e Médio, Fátima Antônio, a Diretora Técnica do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Helena Novarett, e a Chefe da Assessoria Técnica e de Planejamento, Lourdes de Fátima.

Na abertura do evento apresentaram-se os grupos de danças Maracatu Passaredo, do Centro de Convivência Gracinha, e das dançarinas do projeto Cervantes Solidário. Ambas parcerias estabelecidas entre as escolas da região com entidades da sociedade civil.

Iniciando as falas, o Diretor André Bafume ressaltou que este evento dialoga com as ações que coletivamente a DRE tem construído em seu território, com suas escolas, pois ele e sua equipe se reúnem periodicamente por modalidade com as EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil), CEIs (Centros de Educação Infantil) diretos e conveniados, em uma ação chamada “Diálogos e Debates”. As pautas destas reuniões são criadas pelos próprios representantes das escolas.

Em seguida, a professora Emília Cipriano explicou a metodologia de elaboração do documento “Devolutiva”, destacou as conquistas da Educação Infantil, a construção do currículo do Ensino Fundamental, dos projetos Canta São Paulo e Na Mesma Mesa, da ampliação das AELs (Academias Estudantis de Letras) e elencou alguns dos desafios da Secretaria Municipal de Educação (SME), como a educação integral em tempo integral, o projeto paz nas escolas, a saúde dos professores, questões funcionais e estruturais.

Na parte do encontro onde foi dada a oportunidade de participação da plateia, representantes das EMEIs, das EMEFs, dos CEIs, e das famílias dirigiram-se ao microfone e teceram elogios, sugestões e preocupações sobre temas como contratos de trabalho, módulos, encontros de formação e saúde dos profissionais. Os que trouxeram documentos previamente elaborados em reuniões com os demais representantes do segmento puderam entregá-los nas mãos do Secretário.

Finalizando a manhã, o Secretário Municipal de Educação falou sobre a importância dessas visitas e ressaltou a preocupação da SME com o aceso das crianças às escolas, a qualidade da educação e a gestão democrática.

Veja a galeria de imagens

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

A imagem apresenta uma palestra ou painel de discussão ocorrendo em um auditório. Dois palestrantes estão sentados em poltronas vermelhas de couro à frente de um palco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos curtos e cacheados, usando óculos de armação escura e uma jaqueta laranja com estampa floral colorida, fala ao microfone. À esquerda, um homem com barba e óculos, vestindo uma camisa azul escura e calça jeans, observa a colega enquanto segura um objeto. Uma grande tela de projeção exibe um slide com fundo roxo e azul, decorado com linhas conectadas que lembram uma rede neural ou digital. No centro da tela, lê-se o título:

Entre Redes fortalece aprendizagens na SME com troca de experiências entre municípios 

Publicado em: 15/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro pessoas em pé sobre um palco de madeira, em um auditório, durante um evento. Uma delas segura um microfone e parece estar falando ao público, enquanto as demais estão ao lado, sorrindo. Todas vestem camisetas escuras com identificação do evento. Ao fundo, há uma tela de projeção exibindo a palavra “OBRIGADO” acompanhada de ilustrações coloridas. Na parte inferior da imagem, é possível ver parte da plateia sentada, assistindo à apresentação. O ambiente é escuro, com iluminação direcionada ao palco, sugerindo o encerramento ou agradecimento de uma atividade.

LEDUC fortalece a educação pública na zona leste em terceiro encontro de 2026 

Publicado em: 14/04/2026 6h34 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem mostra uma mulher adulta em pé, em um ambiente interno, durante uma apresentação. Ela segura um microfone com uma das mãos e gesticula com a outra, demonstrando postura de fala e condução. Veste blusa preta sem mangas e calça clara, além de usar óculos. À sua frente, há pessoas sentadas, vistas de costas, que acompanham a apresentação com atenção. O ambiente é claro, com paredes neutras, sugerindo um espaço de formação, palestra ou seminário.
Mulher sentada à mesa de trabalho manuseando folhas. Sobre a mesa diversos materiais de escritório. Ao fundo, portas de armários e uma janela.
Fotografia com vários adultos em pé em frente a escada posando para câmera.

Acordo vai ampliar o ensino de língua francesa na rede municipal 

Publicado em: 10/04/2026 5h14 - em CEU e COCEU

1 26 27 28 29 30 1.672