Notícias
Diálogos com a Rede acontece no CEU Perus
Equipe da Secretaria Municipal de Educação se encontra com educadores, alunos e famílias da DRE Pirituba
Publicado em: 03/12/2015 16h16 | Atualizado em: 04/05/2021
Na segunda, 30 de novembro, o Centro Educacional Unificado (CEU) Perus sediou o encontro Diálogos com a Rede, com educadores da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba – Jaraguá. Cerca de 200 pessoas, entre educadores, alunos e famílias participaram do encontro que promove a gestão democrática das ações da Secretaria Municipal de Educação.
O Diretor Regional de Educação, Marcos Manoel, fez a abertura da mesa de escuta e a Secretária Municipal de Educação Adjunta, Emília Cipriano, falou ao público sobre as ações da Rede Municipal de Ensino (RME). Entre os pontos citados, estavam as ações implantadas nesta gestão que reverberam os anseios apontados pela Rede na primeira fase do Diálogos da Rede, ocorrida no primeiro semestre de 2015. São eles: a implantação dos Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil Paulistana, os Seminários de Integração do Currículo Articulador, a construção do material para os Ciclos Interdisciplinar e Autoral, Revitalização do EJA, o Núcleo de Apoio e Acompanhamento Para a Aprendizagem, o Canta São Paulo, o Programa Na Mesma Mesa e o Programa São Paulo Integral.
Além da Secretária Adjunta e do Diretor Regional de Educação, estiveram presentes o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, a Diretora de Orientação Técnica, Joane Vilela, e a representante do Departamento de Alimentação Escolar, Vera Nakayama.
Após as ponderações e questionamentos das pessoas da plateia, o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, se posicionou sobre os assuntos e ressaltou a importância da participação de todos os envolvidos no processo educativo para a construção de políticas públicas para a Educação. Entre outros assuntos, ele citou a importante construção do Programa São Integral, que estava aberto para consulta pública.
“Quanto mais a gente ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola, equipararemos mais a qualidade das escolas públicas com as escolas particulares. Os países mais desenvolvidos do mundo oferecem Educação Integral em Tempo Integral”, disse o Secretário Chalita.
Apresentação Cultural – A abertura do evento ficou por conta do professor Thiago Mena e alunos do Coral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Victor Civita. Eles interpretaram, sob a regência do professor, músicas do cantor e compositor Tim Maia. O público pode escutar os sucessos “Primavera”, “Descobridor dos Sete Mares” e “Azul da Cor do Mar”.
Assista a um trecho da apresentação.
Participação da Imprensa Jovem – Durante todo o Diálogos com a Rede, alunos participantes de Projetos Educomunicativos das EMEFs Marili Dias e Jairo de Almeida participaram fazendo a cobertura fotográfica e questionamentos à equipe da SME.
Diálogos com a Rede – Devolutivas – A iniciativa, que teve início no mês de outubro e segue nos meses de novembro e dezembro, trará a devolutiva das ações realizadas pela SME após as visitas do Secretário e equipe às 13 Diretorias Regionais de Educação, no primeiro semestre de 2015, e tem o objetivo de ampliar o diálogo entre os diferentes participantes do processo educativo e promover a construção das políticas públicas de Educação numa gestão democrática e participativa.
Clique aqui e veja a galeria de fotos
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Ano letivo na Rede Municipal da capital paulista começa no dia 04 de fevereiro conforme calendário escolar
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Classificação Prévia dos Inscritos para Exercício Transitório de Cargos Vagos e Disponíveis de Supervisor Escolar DRE Ipiranga / 2026
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes e professora são vencedores em quatro categorias do 15º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Secretaria Municipal de Educação
Processo seletivo para atuação de professores nos CELPs segue aberto até sexta-feira (05)
Secretaria Municipal de Educação
SME lança a publicação “Grêmio em Foco” para orientar e potencializar as ações de protagonismo estudantil
Secretaria Municipal de Educação
6º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis reúne estudantes e educadores para diálogo, apresentação e premiação
Relacionadas
Ano letivo na Rede Municipal da capital paulista começa no dia 04 de fevereiro conforme calendário escolar
Publicado em: 05/12/2025 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Classificação Prévia dos Inscritos para Exercício Transitório de Cargos Vagos e Disponíveis de Supervisor Escolar DRE Ipiranga / 2026
Publicado em: 05/12/2025 9h25 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Estudantes e professora são vencedores em quatro categorias do 15º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Publicado em: 04/12/2025 12h18 - em Secretaria Municipal de Educação
Processo seletivo para atuação de professores nos CELPs segue aberto até sexta-feira (05)
Publicado em: 04/12/2025 11h18 - em Secretaria Municipal de Educação
SME lança a publicação “Grêmio em Foco” para orientar e potencializar as ações de protagonismo estudantil
Publicado em: 04/12/2025 9h33 - em Secretaria Municipal de Educação