Notícias

Dia Internacional do Migrante: Rede Municipal de SP atende mais de 8 mil estudantes vindos de outros países

Data instituída pela ONU celebra pluralidade cultural e o sentimento de fraternidade

Publicado em: 17/12/2021 10h00 | Atualizado em: 29/12/2021
Bandeiras de diversos países dispostas lado a lado

Neste sábado (18) é celebrado o Dia Internacional dos Migrantes, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Rede Municipal de Ensino de SP teve um aumento de 7% de estudantes migrantes matriculados entre os meses de março e novembro de 2021. Os alunos que em março eram 7777; hoje são 8340.

A nacionalidade com maior representatividade é a boliviana, com 3890 estudantes, o que significa mais de 45% dos migrantes atendidos na rede. Em seguida, aparecem os haitianos com 1651 representantes e 957 venezuelanos, o equivalente a 19% e 11% respectivamente. Outras nacionalidades são bem representadas como angolana, paraguaia, peruana, argentina, japonesa, colombiana e nigeriana.

Os estudantes estão espalhados por todas as regiões da cidade, mas é possível observar uma maior concentração nas Diretorias Regionais de Ensino (DRE) da Penha, com 2119 estudantes migrantes; Jaçanã/Tremembé, com 1556 estudantes; e Pirituba/Jaraguá, com 1100 migrantes em atendimento.

Três são as escolas que dedicam diariamente o atendimento aos alunos migrantes com presença expressiva. EMEF Duque de Caxias, na região do Glicério, com 231 estudantes; a EMEF Edgard Cavalheiro, na Vila Mesquita com 272 matrículas; e a EMEF Perus I, que atende alunos do ensino fundamental e EJA, só na EMEF são 813 estudantes migrantes, quase 10% de toda a rede. A EMEF Perus I, já foi tema de matéria aqui no portal, com a história de Olson Oscar, estudante haitiano que se tornou professor voluntário de crioulo. A pluralidade de nacionalidades pode ser percebida em Perus, com estudantes haitianos, bolivianos, holandeses, senegaleses, angolanos e guianeses.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes na sala de aula Saeb
Três imagens com colmeias de abelhas

Meliponário na EMEI Pedro de Toledo leva educação ambiental para as crianças

Publicado em: 24/10/2025 6h09 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia dos estudantes Joanna Santos da Silva e Yuri Monteiro da Silva no aeroporto segurando a bandeira do Estado de São Paulo.

Estudantes da Rede Municipal representam São Paulo na Conferência Nacional do Meio Ambiente

Publicado em: 24/10/2025 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

 Saeb (1)
Foto com foco seletivo de uma pessoa segurando um livro.

CEU Sapopemba recebe formação sobre prevenção e proteção escolar

Publicado em: 23/10/2025 3h31 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.590