Notícias

Dia de Quem Cuida de Mim na EMEF Leonor Mendes de Barros

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem “Leonor em Ação”

Publicado em: 04/06/2018 17h48 | Atualizado em: 30/11/2020

quem_cuida_lenor_mendes_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem “Leonor em Ação”

No dia 9 de maio, quarta-feira, aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leonor Mendes de Barros, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, o “Dia de Quem Cuida de Mim”. Participaram deste momento gestores, professores, alunos, pais e responsáveis.

O objetivo foi acolher toda a comunidade para fortalecer os vínculos entre escola e família. Acreditamos que esta parceria pode facilitar o processo de aprendizagem e estimular o interesse dos alunos, visando a valorização dos profissionais e da própria escola, além de promover melhora do rendimento escolar e cooperação entre os alunos.

A equipe de professores pensou em passar uma mensagem acolhedora para as famílias e iniciou o encontro com a poesia “Sorriso”, de Jairo Pereira. Depois, conversou com as famílias e, em seguida, promoveu a Reunião de Pais do 1º bimestre com informes e entrega do boletim.

Um carinho para a família

Durante a semana que antecedeu o evento, os alunos do Fundamental II, juntos com os professores, conversaram a respeito da importância de ter alguém que cuide deles e que esta pessoa não precisa ser, necessariamente, a mãe.

Os alunos construíram frases para essa pessoa em formato de microconto com a professora da Sala de Leitura, que trabalhou o tema da “Valorização” para as pessoas que cuidam deles. No fundamental I, os alunos dos 1°, 2º e 3º anos cantaram a música “Esperando na Janela”, do grupo Cogumelo Plutão e os 4ºs e 5º anos “Trevo de Quatro Folhas”, da dupla Anavitória.

Essa ação vislumbrou reforçar a importância do Dia de Quem Cuida de Mim, em vez do Dia das Mães, uma vez que as constituições contemporâneas de família apresentam diversas configurações, como avós, tios, irmãos e outros entes que cuidam e representam, socialmente, o papel de “mãe” no percurso escolar dos alunos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de mãe amamentando seu bebê. Ela está sentada em uma almofada vermelha e amarela

SME abre inscrições para campanha CEI Amigo do Peito 2022

Publicado em: 16/05/2022 8h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de Gravação De Vídeo Em Libras (1)

SME e TV Cultura produzem 3.330 vídeos inéditos em Libras com ajuda de instrutores surdos

Publicado em: 13/05/2022 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Visita Ao Theatro Muinicipal 02
Fotografia mostra seis pessoas em pé e uma sentada. A pessoa sentada é uma mulher, veste camiseta preta e está com os braços cruzados sobre a mesa. Ao seu lado esquerdo, há uma repórter, ela veste a camisa laranja da

Estudantes surdos produzem reportagens em vídeo em Libras pelo Imprensa Jovem no CIEJA Perus I

Publicado em: 13/05/2022 12h03 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

foto de uma sala com bebês, o chão é forrado com placas coloridas de emborrachado e alguns almofadões. Alguns bebês olham para a câmera. Ao fundo, Duas mulheres interagindo com eles

SME faz nova convocação de aprovados em concurso em diversos cargos

Publicado em: 13/05/2022 10h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.236