Notícias

Dia das Boas Ações na EMEF José de Alcântara Machado Filho

Evento celebra 60 anos da Unidade Educacional promovendo boas ações

Publicado em: 28/03/2017 11h07 | Atualizado em: 30/11/2020
Dia_das_Boas_Acoes_EMEF_Jose_de_Alcantara_Machado_Filho__740_x_430.jpg

Para celebrar os 60 anos de fundação da Unidade, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José de Alcântara Machado Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, promoverá, no próximo dia 1º de abril, o evento “Escola para a Comunidade: requalificando e valorizando os espaços”.

“O projeto foi idealizado como uma ação pedagógica em comemoração aos 60 anos, com o objetivo de valorizar, requalificar e ressignificar os espaços de nossa escola, de modo a torná-la um ambiente acolhedor, agradável e harmonioso para o convívio de toda a comunidade educativa”, explicaram os Coordenadores Pedagógicos da unidade, Alexandre Campos e Claudia Perez.

O evento foi elaborado com a participação de representantes da Rede de Organizações Sociais Civis do Real Parque e Jardim Panorama, comunidades de onde a maior parte dos alunos é oriunda.

Pegando carona no Dia Internacional das Boas Ações, comemorado no dia do evento, familiares e a comunidade foram convidados a participar das diversas intervenções e reparos na unidade. Estão programadas grafitagem, pintura dos espaços escolares e atividades culturais como oficinas de cultura e estética afro, apresentações artísticas de dança, música, teatro, literatura e capoeira com grupos locais do território educativo. Além da exposição “O Deslocar da Cultura Pankararu, a resistência do outro lado do rio – arte e cultura no contexto escolar”, projeto desenvolvido pelo Professor de Artes, Leno Ricardo, envolvendo alunos de comunidade indígena do entorno. Em 2016, as ações pedagógicas e afirmativas coordenadas por ele foram contempladas com o reconhecimento no Prêmio Territórios Educativos e a primeira colocação no Prêmio Professor Destaque.   

“Acreditamos que a intervenção social por meio do trabalho voluntário promove o fortalecimento da identidade da escola, o sentimento de pertencimento e estímulo à afetividade, autonomia, autoria, cidadania, colaboração, democracia e diálogo”, afirmaram os coordenadores. “Estes são alguns dos princípios que constituem a base do Projeto Político-Pedagógico da nossa escola”, concluíram.

Breve Histórico – A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José de Alcântara Machado Filho iniciou seu funcionamento em 27/02/1957, tendo como denominações anteriores Escola Masculina Municipal do Real Parque – em 1.957 e Escola Municipal reagrupada do Real Parque, em 1.958, passando a ter o nome atual pelo decreto Nº 9.875 de 03/04/72.

Com a crescente urbanização, foram sendo construídas escolas, firmas diversas e um comércio consistente, na metade do século XX e nesses anos iniciais do século XXI. A favela Real Parque começou sua ocupação em 1956 numa área de 50.000m². O bairro Real Parque, na atualidade, se configura como um dos discrepantes contrastes de condição econômica e status. Nas imediações da comunidade do Real Parque e da EMEF existem empreendimentos imobiliários de alto padrão.

Atualmente, a comunidade está em processo de reurbanização e a mudança de cenário já é evidente.

Serviço

Escola para a Comunidade
EMEF José de Alcântara Machado Filho
Rua Mattia Filizzola, 76 – Real Parque
1º de abril de 2017
Das 9h às 19h

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes sentados na quadra jogando vôlei sentado.

DRE São Miguel realiza 1º Festival de Vivências Paralímpicas

Publicado em: 07/12/2022 8h24 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem onde se lê

SME realiza I Congresso de Educação em Gênero e Diversidade

Publicado em: 07/12/2022 8h18 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.302