Notícias

Dia das Boas Ações na EMEF José de Alcântara Machado Filho

Evento celebra 60 anos da Unidade Educacional promovendo boas ações

Publicado em: 28/03/2017 11h07 | Atualizado em: 30/11/2020
Dia_das_Boas_Acoes_EMEF_Jose_de_Alcantara_Machado_Filho__740_x_430.jpg

Para celebrar os 60 anos de fundação da Unidade, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José de Alcântara Machado Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, promoverá, no próximo dia 1º de abril, o evento “Escola para a Comunidade: requalificando e valorizando os espaços”.

“O projeto foi idealizado como uma ação pedagógica em comemoração aos 60 anos, com o objetivo de valorizar, requalificar e ressignificar os espaços de nossa escola, de modo a torná-la um ambiente acolhedor, agradável e harmonioso para o convívio de toda a comunidade educativa”, explicaram os Coordenadores Pedagógicos da unidade, Alexandre Campos e Claudia Perez.

O evento foi elaborado com a participação de representantes da Rede de Organizações Sociais Civis do Real Parque e Jardim Panorama, comunidades de onde a maior parte dos alunos é oriunda.

Pegando carona no Dia Internacional das Boas Ações, comemorado no dia do evento, familiares e a comunidade foram convidados a participar das diversas intervenções e reparos na unidade. Estão programadas grafitagem, pintura dos espaços escolares e atividades culturais como oficinas de cultura e estética afro, apresentações artísticas de dança, música, teatro, literatura e capoeira com grupos locais do território educativo. Além da exposição “O Deslocar da Cultura Pankararu, a resistência do outro lado do rio – arte e cultura no contexto escolar”, projeto desenvolvido pelo Professor de Artes, Leno Ricardo, envolvendo alunos de comunidade indígena do entorno. Em 2016, as ações pedagógicas e afirmativas coordenadas por ele foram contempladas com o reconhecimento no Prêmio Territórios Educativos e a primeira colocação no Prêmio Professor Destaque.   

“Acreditamos que a intervenção social por meio do trabalho voluntário promove o fortalecimento da identidade da escola, o sentimento de pertencimento e estímulo à afetividade, autonomia, autoria, cidadania, colaboração, democracia e diálogo”, afirmaram os coordenadores. “Estes são alguns dos princípios que constituem a base do Projeto Político-Pedagógico da nossa escola”, concluíram.

Breve Histórico – A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José de Alcântara Machado Filho iniciou seu funcionamento em 27/02/1957, tendo como denominações anteriores Escola Masculina Municipal do Real Parque – em 1.957 e Escola Municipal reagrupada do Real Parque, em 1.958, passando a ter o nome atual pelo decreto Nº 9.875 de 03/04/72.

Com a crescente urbanização, foram sendo construídas escolas, firmas diversas e um comércio consistente, na metade do século XX e nesses anos iniciais do século XXI. A favela Real Parque começou sua ocupação em 1956 numa área de 50.000m². O bairro Real Parque, na atualidade, se configura como um dos discrepantes contrastes de condição econômica e status. Nas imediações da comunidade do Real Parque e da EMEF existem empreendimentos imobiliários de alto padrão.

Atualmente, a comunidade está em processo de reurbanização e a mudança de cenário já é evidente.

Serviço

Escola para a Comunidade
EMEF José de Alcântara Machado Filho
Rua Mattia Filizzola, 76 – Real Parque
1º de abril de 2017
Das 9h às 19h

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra uma mão infantil sendo auxiliada pela mão de um adulto

Bolsas de estágio têm aumento de 30% e SME possui 4 mil vagas para contratação

Publicado em: 12/01/2022 2h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211