Notícias

Dia da Matemática na EMEF Dep. João Sussumu Hirata

Trabalho interdisciplinar estimulou o protagonismo juvenil e envolveu as áreas de Arte e Matemática

Publicado em: 25/05/2018 14h29 | Atualizado em: 30/11/2020

sussumu_740_x_430.jpg

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Deputado João Sussumu Hirata, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, participaram de comemorações referentes ao Dia Nacional da Matemática, que é lembrado no dia 6 de maio, data do nascimento de Malba Tahan, autor do livro “O Homem que Calculava”.

O livro narra, dentro da paisagem do mundo islâmico medieval, as peripécias matemáticas do protagonista Beremiz Samir, que é um calculista que resolve e explica, de modo extraordinário, diversos problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. A primeira publicação foi feita em 1938 e o livro, atualmente, já chegou a sua 80ª edição.

Por meio de um trabalho interdisciplinar, os estudantes e educadores do Ciclo Autoral realizaram atividades envolvendo as áreas de Arte e Matemática, como a construção de figuras geométricas, encenação de peça de teatro e declamação de poesias que mostram o desenvolvimento da matemática a partir dos gregos e o papel de Pitágoras nesse processo.

Todas as ações são inspiradas no documento Currículo da Cidade, publicado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e dá ênfase ao item que trata do protagonismo juvenil e do envolvimento dos estudantes em projetos voltados a solucionar problemas reais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes do Imprensa Jovem sentados em um auditório de costas para a fotografia e vendo uma professora a frente com uma tela projetada onde se lê
Fotografia com fundo amarelo e, ao centro, uma mulher em pé vestida com camisa branca e calça jeans segura um computador portátil.

Polos UNICEU oferecem mais de 400 vagas em cursos de especialização

Publicado em: 18/06/2024 4h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia em ângulo fechado de duas mãos costurando um tecido lilás.

Inscrições abertas para cursos gratuitos profissionalizantes na zona Leste da capital

Publicado em: 18/06/2024 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação

ilustração de 6 jovens. cada um deles está com uma balão de diálogo com bandeiras da
Fotografia mostra grupo de crianças caminhando.

Seguem abertas as inscrições para a 44ª edição do Recreio nas Férias

Publicado em: 18/06/2024 3h20 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.459