Notícias

Dia da Matemática na EMEF Dep. João Sussumu Hirata

Trabalho interdisciplinar estimulou o protagonismo juvenil e envolveu as áreas de Arte e Matemática

Publicado em: 25/05/2018 14h29 | Atualizado em: 30/11/2020

sussumu_740_x_430.jpg

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Deputado João Sussumu Hirata, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, participaram de comemorações referentes ao Dia Nacional da Matemática, que é lembrado no dia 6 de maio, data do nascimento de Malba Tahan, autor do livro “O Homem que Calculava”.

O livro narra, dentro da paisagem do mundo islâmico medieval, as peripécias matemáticas do protagonista Beremiz Samir, que é um calculista que resolve e explica, de modo extraordinário, diversos problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. A primeira publicação foi feita em 1938 e o livro, atualmente, já chegou a sua 80ª edição.

Por meio de um trabalho interdisciplinar, os estudantes e educadores do Ciclo Autoral realizaram atividades envolvendo as áreas de Arte e Matemática, como a construção de figuras geométricas, encenação de peça de teatro e declamação de poesias que mostram o desenvolvimento da matemática a partir dos gregos e o papel de Pitágoras nesse processo.

Todas as ações são inspiradas no documento Currículo da Cidade, publicado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e dá ênfase ao item que trata do protagonismo juvenil e do envolvimento dos estudantes em projetos voltados a solucionar problemas reais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com vários adultos em pé em frente a escada posando para câmera.

Acordo vai ampliar o ensino de língua francesa na rede municipal 

Publicado em: 10/04/2026 5h14 - em CEU e COCEU

Comgás
Fotografia de muitas mulheres posando para câmera. Ao fundo, projeto no telão o texto

SME inicia formação de 2026 de novas embaixadoras da Rede Amigos do Peito

Publicado em: 10/04/2026 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um professor ao centro e estudantes ao seu lado direito e esquerdo com roupa de esgrima.

Esgrima abre caminhos e revela talentos no CEU Paraisópolis

Publicado em: 10/04/2026 11h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem composta por duas fotografias. No quadrante à direita, um menino se expressa em Libras em um palco com telão ao fundo; no quadrante à direita, uma menina se expressa em Libras, ao fundo prateleiras de livros.

Estudantes da rede municipal conquistam 1º e 2º lugar em Concurso Nacional de Literatura Surda 

Publicado em: 10/04/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.644