Notícias

Dia da Família agitou o sábado em mais de 500 unidades municipais

Ação mobilizou comunidades escolares de todas as regiões da cidade; no sábado (9) será a vez das unidades de Educação Infantil

Publicado em: 02/08/2025 22h01 | Atualizado em: 02/08/2025

Summary

Mais de 500 escolas municipais de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Paulo participaram, neste sábado (2), do Dia da Família na Escola, iniciativa que busca fortalecer o vínculo entre escola e comunidade

fotografia momento do Dia da família na EMEF Anália Franco Bastos

Momento do Dia da família na EMEF Anália Franco Bastos

Mais de 500 escolas municipais de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Paulo participaram, neste sábado (2), do Dia da Família na Escola, iniciativa que busca fortalecer o vínculo entre escola e comunidade. A edição deste ano teve como principal objetivo criar espaços de escuta, diálogo e parceria em torno das aprendizagens, das avaliações externas e de estratégias para que as famílias possam contribuir com o percurso educacional dos estudantes. A programação das unidades também considerou os temas desenvolvidos em seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), valorizando as singularidades de cada território e os caminhos construídos coletivamente por educadores, estudantes e famílias ao longo do ano letivo.

Confira algumas fotos

Além de rodas de conversa com educadores, o evento contou com apresentações artísticas, oficinas temáticas, ações de saúde, exposições, feiras culturais e momentos de integração que celebraram a diversidade e valorizaram o papel das famílias na construção de uma escola pública participativa e acolhedora. Confira a seguir como foi o evento em sete unidades escolares da capital:

Zona Norte: escuta ativa, cultura de paz e valorização da diversidade

Na EMEF Lourenço Filho, da DRE Jaçanã/Tremembé, a comunidade escolar participou de um encontro voltado ao diálogo sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, com um olhar ampliado sobre o cuidado e os direitos. A programação contou com brincadeiras para as crianças, orientações sobre saúde, direitos das mulheres e das pessoas migrantes, reunindo educadores e famílias em um ambiente acolhedor e informativo.

Na mesma diretoria, a EME Ruy Barbosa, localizada na Vila Maria, trouxe o tema Direitos Humanos e Cultura de Paz como fio condutor de uma programação rica e diversa. Apresentações musicais, oficinas de sustentabilidade, culinária brasileira e boliviana, brincadeiras e exposições deram o tom do evento. Os trabalhos dos estudantes destacaram temas como identidade, ancestralidade e preservação ambiental, sempre com foco em valores de respeito e convivência.

Na EMEF Angelina Maffei Vita, da DRE Freguesia/Brasilândia, o tema “Festa – Cultura Popular” mobilizou apresentações de frevo, xote ecológico, dança boliviana, contemporânea, batalha de rimas, jogral e roda de capoeira, envolvendo turmas do 1º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Exposições de literatura e cartografias afetivas, oficinas, brincadeiras e uma feira de produtos artesanais também marcaram o evento, que terminou com a animada bateria formada por estudantes da escola.

Zona Leste: cultura brasileira e ações de cuidado com a saúde

Na EMEF Anália Franco Bastos, da DRE Penha, o tema “Convivência em Ação” guiou uma programação interativa que envolveu oficinas de mandalas, árvore dos sentimentos, dobraduras, leitura em família, karaokê, ginástica artística, show de talentos e momentos de diálogo com os responsáveis sobre os avanços na aprendizagem. A escola reforçou o ambiente de acolhimento e participação.

Já na DRE São Mateus, a EMEF José Lins do Rego se transformou em um espaço de afeto, cultura e cuidado, com o tema Cultura Brasileira. Apresentações dos estudantes destacaram tradições do Nordeste, ritmos do Sudeste e belezas do interior paulista. A escola também contou com ações de saúde em parceria com a UBS Jardim Tietê II, oferecendo testes rápidos, avaliações odontológicas e orientações preventivas, integrando cuidado e valorização cultural.

 

Zona Sul: sustentabilidade e pertencimento

Na EMEF Dezoito do Forte, da DRE Campo Limpo, o Dia da Família teve como foco a conscientização ambiental e a valorização da cultura local. Oficinas de customização de roupas e bolsas, produção de papel reciclado, feira cultural e exposições com trabalhos dos estudantes abordaram temas como cidadania, meio ambiente e reaproveitamento de materiais, promovendo a construção de uma escola mais sustentável e colaborativa.

Recém-integrada à rede municipal, a EMEF Professor Valentim Carra realizou sua primeira edição do evento com o tema “Famílias que se Encontram, Culturas que se Abraçam, Saberes que se Multiplicam”. Com muita animação, a escola reuniu a comunidade em apresentações de dança, exposições sobre diversidade, inclusão, sistema solar e sustentabilidade. Os estudantes do 1º ano deram um show de criatividade ao construírem relógios e ampulhetas para aprender sobre o tempo de forma lúdica. A ação reforçou o entusiasmo da escola em construir uma trajetória marcada por vínculos e participação ativa.

Dia da Família na Escola para Educação Infantil

No próximo sábado (9), será a vez das Escolas Municipais de Educação Infantil e dos Centros de Educação Infantil promoverem ações junto às famílias e responsáveis. 

Saiba mais sobre o Dia da Família na Escola.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Dia da família na escola

Dia da Família agitou o sábado em mais de 500 unidades municipais

Publicado em: 02/08/2025 10h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (1)
Evento Reúne Sociedade Civil, Instituições E Poder Público Para Fortalecer A Inclusão Na Educação

Seminário na Câmara debate práticas inclusivas na educação pública

Publicado em: 01/08/2025 3h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Recebeu Representantes Dos Sindicatos Para Dialogar Sobre Valorização Do Quadro De Apoio

SME recebe sindicalistas para tratar da valorização dos servidores do quadro de apoio

Publicado em: 01/08/2025 12h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante e professor com o computador portátil sobre a mesa aprendendo programação em atividade relacionada a COP30.

EMEF Gilberto Dupas está de “Olho na COP30”

Publicado em: 01/08/2025 9h02 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

«1 2 3 1.549