Notícias

Dia da Família agita EMEF Almirante Tamandaré

A escola da Vila Maria abriu suas portas mais uma vez e ofereceu atividades culturais, de saúde e bem-estar à comunidade.

Publicado em: 23/05/2016 15h31 | Atualizado em: 30/11/2020
EMEF_almirante_tamandare_740_x_430.jpg
Familiares em oficina de artesanato.

Matéria redigida pela Equipe Imprensa Jovem Rádio Calafrio.
Poderia ser apenas mais um evento interno para a equipe da Rádio Calafrio e Imprensa Jovem da EMEF Almirante Tamandaré cobrir, se não fosse o fato de ser véspera do Dia das Mães e o Dia da Família na Escola.

Nem mesmo o frio da manhã do sábado, dia 7 de maio, afastou o encontro da comunidade com a escola, que mostrou mais uma vez o porquê desse dia ser tão importante. “É um dia para se ter mais aproximação entre as famílias, alunos e a escola. Fiquei muito contente com o que vi, principalmente com os trabalhos dos alunos e professores junto das famílias”, comenta o diretor da escola, Arli José Fernandes.

Em salas decoradas e acolhedoras, os professores e os estagiários montaram oficinas de: porta recado, chaveiro, porta moedas, carteirinha, porta guardanapo e porta copo, artesanato utilizando coador de café, palito de unha e porta lixa. Além disso, outros espaços como quadras, salas de leitura e informática ofereceram atividades de: vivência indígena (com apresentações musicais e pintura corporal), jogos (xadrez, dama, ping pong etc), atividades físicas como zumba e alongamento e oficina de aromatizantes de citronela. “Pude participar de todas as oficinas com meu filho e é uma integração muito boa, ele ficou muito feliz!”, afirma a vice-diretora, Tania Cavalcanti.

Para a professora do Projeto de Rádio, Ludmilla Mignaco, “um dos grandes desafios da escola pública é tornar-se um espaço democrático, reflexivo e inclusivo. É visível que a cada ano aumenta o número de pessoas no Dia da Família na Escola” . Para a coordenadora pedagógica, Simone Silva, “isso é reflexo de ações pedagógicas que valorizam a diversidade social e cultural de toda comunidade, as famílias sentem o acolhimento por parte da nossa escola”.

Uma das professoras responsáveis pela oficina de porta recado de EVA, Noelise Faustino, “a escola sempre faz desse dia uma grande festa com as famílias, um dia único, a equipe gestora e os professores trabalham muito para construir isso e criar esse clima agradável”.

Ainda de acordo com Ludmilla Mignaco, hoje, “a escola é uma instituição reinventada, emancipadora e cidadã, capaz de dar mais significado aos processos de aprendizagem e à própria vida dos alunos. Toda ação pedagógica da EMEF Almirante Tamandaré está alicerçada no cuidado, na sensibilidade e na construção de uma identidade do aluno com a escola.

Quando falamos em família também não podemos ignorar as mudanças ocorridas nos últimos anos. “Observamos uma mudança na configuração familiar e sentimos a necessidade de nos aproximar dessas famílias e de ouvi-las. O Dia da Família auxilia nesse processo de diálogo”, complementa Daniela N. dos Santos, Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Conheça a Rádio Calafrio.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299