Notícias

Dezembro Imigrante na DRE São Miguel

Evento realizado com a temática “São Miguel Paulista dos Educandos Imigrantes e Refugiados”

Publicado em: 04/09/2018 16h00 | Atualizado em: 30/11/2020
DEZ_IMIGR_S_MIGUEL_740_x_430.jpg

Com a temática “São Miguel Paulista dos Educandos Imigrantes e Refugiados”, aconteceu na Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, no dia 8 de dezembro, o evento “Dezembro Imigrante”.

Inicialmente, a formadora da Divisão Pedagógica (DIPED) em Ciências Humanas, Iolanda Cruz Teles, apresentou a São Miguel Paulista dos imigrantes e refugiados, utilizando-se da história local e dados educacionais de 2017. Estes, apresentados através de imagens, gráficos e tabelas, proporcionaram aos participantes do evento uma articulação entre o passado e o presente deste bairro da zona leste de São Paulo. Na sequência, com a mediação da formadora da DIPED, Rosana Carla de Oliveira, a mesa de relatos foi composta.

Iniciando os debates, a Sra. Carla Aguilar, do Centro de Apoio ao Imigrante, iniciou a fala discorrendo sobre a chegada e acolhimento dos imigrantes em São Paulo. Historicamente pontuou as ações de acolhimento criadas em São Paulo, desde a década de 1980 a esta, de 2017.

Na sequência, a Sra. Rosa Cardoso, refugiada angolana, contou um pouco sobre o seu processo migratório, desde a sua saída de Luanda (Angola), até chegar ao Brasil, em especial, a São Paulo. Falou sobre os motivos que a impulsionaram a solicitar o visto de refugiada, a busca por novas oportunidades de vida em São Paulo e as condições em que vive um imigrante nestes tempos de 2017.

Para trazer uma reflexão sobre o espaço escolar de São Miguel Paulista, que conta hoje com imigrantes ou refugiados de 22 nacionalidades, entre as mais de 80 da Rede Municipal de Ensino, apresentou-se inicialmente o professor de geografia da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos de Andrada e Silva, Sidney Nascimento, que trouxe em sua fala a articulação entre os conceitos das categorias geográficas “território” e “lugar” com a travessia dos bolivianos até chegar em São Miguel Paulista.

Enriquecendo a apresentação, a professora Aline Guirão de Moura, das EMEFs Raul Pilla e Milton Pereira Costa, trouxe uma reflexão sobre o acolhimento dos educandos nestes espaços educacionais. Por meio de vídeos e imagens, proporcionou aos participantes a visualização e escuta de pais e educandos bolivianos das escolas citadas.

Após o debate, palestrou sobre a temática “Educação: desvendando fontes andinas nos imigrantes em São Paulo” o Prof Dr. Wilbert Willca López, doutor em Sociologia (Université Sorbonne 3, Paris) e coordenador do Grupo de Estudos de Língua Quéchua (USP).

Para finalizar os trabalhos deste evento, todos assistiram ao espetáculo “Cantos de Refúgio”, do Grupo Coletivo de Galochas. A apresentação trouxe uma reflexão sobre os conflitos árabes em terras palestinas e a migração para o brasil.

Veja a galeria de imagens

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de um notebook sobre uma mesa com a mão de uma pessoa que veste camiseta preta. Ao seu lado aparece a mão de outra pessoa.

Seminários do ciclo de escuta ativa das DREs São Mateus e Santo Amaro ocorrem nesta segunda-feira

Publicado em: 17/09/2021 6h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner 8ª edição do Premio Educação em Direitos Humanos 2021
Banner do Educador em Destaque
Imagem com mosaico de sete fotografias de pessoas em uma reunião on-line.

SME tem semana de reuniões bilaterais com as entidades sindicais

Publicado em: 16/09/2021 8h49 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470
1 2 3 1.189